CidadaniaPolítica

OLHAR DE FORA. Ainda o protesto da domingueira e as vaias que também foram para ilustres da oposição

Por GABRIEL PRIOLLI, no Feicebuqui (*)

gabriel prioli vaiaO fato político que emerge dos atos de hoje não é a renovação do clamor pelo impeachment de Dilma, que nunca chegou a esmorecer no segmento social que se manifesta.

É a vaia aos cardeais oposicionistas, como Aécio, Alckmin, Paulinho da Força e Marta Suplicy, que julgavam chegar para a apoteose de seus esforços golpistas e saíram com o rabo entre as pernas, corridos pelo povo que eles mesmos convocaram às ruas.

O recado dado pelos manifestantes conservadores foi bem claro: seu alvo é a corrupção, seu governo é a Lava-Jato e seu herói incontestável é Sergio Moro.

Qualquer outro terá de se qualificar para merecer estima – e entre os candidatos viáveis ao posto não estão, aparentemente, os políticos da oposição, que também entraram na linha de tiro.

O fato terá repercussões, necessariamente. Ele pressiona, em primeiro lugar, o próprio Sergio Moro, que não poderá seguir na seletividade punitiva que demonstrou até agora.

Punir petistas, a massa adora, mas não considera suficiente. Ela quer, de fato, prisão geral, para todos que julga corruptos.

Em segundo lugar, complica-se a vida da oposição. Ela agora ficará entre a cruz e a caldeirinha.

Se derrubar Dilma, poderá enfrentar o imponderável em seguida, com rejeição popular a seus candidatos “naturais” à sucessão – o que abre forte chance de algum aventureiro entrar na disputa da coroa. Um nome novo, limpo, disposto a desempenhar o script salvacionista.

Se não derrubar, se considerar que é mais prudente cozinhar Dilma mais dois anos nesse fogo brando que a desmancha aos poucos, a oposição vira de vez alvo conjunto da fúria popular. Até porque a economia se desmancha mais ainda e romper o impasse político é condição para recuperá-la.

O que vai ser? Quais serão os próximos movimentos no tabuleiro político, que fica cada vez mais complicado – e fascinante?

Ironia das ironias… Imaginar que a oposição daria hoje o passo que faltava para a sua pertinaz articulação golpista e ver a própria massa conservadora avisar ao país que, da parte dela, não será bem assim não…

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) Gabriel Priolli é jornalista com passagem por todas as chamadas grandes redações do Centro do País. A foto é também do perfil do jornalista.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo