Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueSanta Maria

MEMÓRIA. Morre o artista plástico e carnavalesco Jonessy Nunes, ilustrador e vencedor da Tertúlia

Ele compôs a canção vencedora da 17ª edição do festival nativista de SM

Por José Mauro Batista (Com Foto de Reprodução) / Editor do site Paralelo 29

O mundo da cultura está de luto com a morte do artista plástico, carnavalesco, publicitário e compositor Jonessy Nunes, aos 72 anos. O artista morreu nesta quinta-feira (14), em decorrência de um câncer.

Natural de Porto Alegre, Jonessy Ionard Moreira Nunes consagrou-se como artista plástico, músico e publicitário. Na música transitava do nativismo ao samba.

Como carnavalesco, recebeu diversas premiações por trabalhos nas escolas de samba Vila Isabel, Bambas da Orgia e Império da Zona Norte, de Porto Alegre. Também teve trabalhos em Santa Maria.

Seu trabalho ligado ao mundo do nativismo ganhou expressão na Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria, um dos festivais de música mais longevos do Rio Grande do Sul. Jonessy assinou a identidade visual de várias edições, produzindo as peças de divulgação e as capas de discos de vinil.

Como compositor, compôs letra e música da bela canção “Detrás da Vidraça”, que conquistou a 17ª edição da Tertúlia, em 1999, com a interpretação de Miguel Marques. Seu último trabalho na Tertúlia foi a produção da identidade visual da edição de 30 anos, realizada em novembro passado.

Como pintor, teve reconhecimento nacional e internacional por pintar as paisagens do Pampa. Temas como galpões, cavalos, ranchos e estâncias estavam presentes em suas belas pinturas.

A biografia credenciou Jonessy a atuar como secretário de Cultura e diretor da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan, em um período da gestão do prefeito Osvaldo Nascimento. Em 2010, a Prefeitura de Santa Maria publicou uma pequena biografia do artista em seu site.

Detrás da Vidraça, música do artista, venceu Tertúlia

Autor da música da campanha de Evandro Behr

Amiga de Jonessy, a produtora cultural e ex-secretária de Cultura de Santa Maria Iara Druzian conta que conheceu o artista em 1988, quando ele compôs o jingle de campanha de Evandro Behr/Luiz Carlos Druzian, chapa vitoriosa na disputa pela Prefeitura de Santa Maria. O jingle é lembrado até hoje por quem acompanhou uma das mais disputadas eleições na história da cidade.

“É dele a famosa musiquinha que ficou na cabeça de todos: ´Evandro Behr, Evandro Behr, nossa gente acredita em você, o prefeito que a gente quer´. Era um cara muito talentoso”, lembra Iara, que participou de um evento solidário em benefício do artista, que já estava bastante doente.

A despedida

O músico Janu Uberti promoveu o show Janu & Convidados, em julho deste ano, para arrecadar recursos para o tratamento de Jonessy Nunes.

O velório de Jonessy Nunes está sendo realizado até às 19h30min desta quinta-feira na Capela Araucácia – Memoral São Martinho, na Avenida Prefeito Evandro Behr, nº 1611. Depois, o corpo será levado para o Crematório Santa Rita de Cássia, em Santa Maria. Ele deixa esposa e um casal de filhos.

PARA LER NO ORIGINAL, E CONFERIR AINDA OUTRAS IMAGENS, CLIQUE AQUI.

(*) Esse material foi publicado com a autorização do editor do Paralelo 29, dentro do acordo de parceria que une os dois sites.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo