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FERROVIA. Tarso, Valdeci e Bisogno entregam Carta de Santa Maria ao ministro. É a briga pela ‘Norte-Sul’

Carta foi entregue ao Ministro Borges. Claro que ajudaria, se a prefeitura estivesse junto
Carta foi entregue ao Ministro Borges. Claro que ajudaria, se a prefeitura estivesse junto

Melhor seria, claro, se a prefeitura também estivesse junto (se está, ninguém nota) na luta. No entanto, vamos combinar: que não se diga faltar empenho para que Santa Maria receba a ferrovia Norte-Sul – justamente no momento em que o governo federal enfatiza o transporte pelos trilhos.

Mas a mobilização continua e hoje foi dia de entrega da “Carta de Santa Maria” ao ministro dos Transportes Cezar Borges, como mostra o material produzido pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira. O texto é de Tiago Machado, com foto de Tiago Dias. A seguir:

Ministro dos Transportes recebe Carta de Santa Maria

Durante agenda em Porto Alegre, nesta terça (16), o ministro dos Transportes, César Borges, recebeu em mãos a Carta de Santa Maria, documento aprovado em audiência pública realizada no município, no último dia 14 de junho, e que tem como diretriz a inclusão de Santa Maria e da região Central no traçado da Ferrovia Norte-Sul.

A carta foi entregue ao ministro pelo governador Tarso Genro, pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), e pelo presidente da Câmara Municipal, Marcelo Bisogno (PDT), depois que Borges apresentou à Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa das Ferrovias o projeto de construção da Norte-Sul e os principais objetivos com a iniciativa. O ministro afirmou que, no momento, o governo federal está estudando “a melhor passagem” da ferrovia na região Sul. “A Norte-Sul será a coluna vertebral do transporte brasileiro, interligando Belém do Pará até o Porto de Rio Grande”, afirmou.

Também presente na reunião, o diretor-presidente da Valec Ferrovias, empresa pública responsável pelos programas de infraestrutura ferroviária no país,Josias Sampaio Cavalcante, afirmou que o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambinetal (EVTA), que indicará o melhor traçado da Norte-Sul, está sendo realizado pelo consórcio de empresas STE e Prosul. Conforme ele, o estudo será concluído em abril de 2014 e levará em conta o relevo, o volume de cargas e questões ambientais de três alternativas de traçado que serão indicadas na sequência do levantamento. “As audiências públicas que estão sendo realizadas têm sido importantes para contribuir com o estudo”, disse Cavalcante ao se referir ao trabalho realizado pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa.

O governador Tarso Genro pediu que o estudo, além da preocupação com a economia, também leve em conta a integração do Brasil com o Mercosul e o combate às desigualdades regionais. O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado Raul Carrion (PCdoB), defendeu que é fundamental para o desenvolvimento do Estado a passagem da ferrovia pelas regiões Central e Oeste.

Mobilização – Na próxima sexta (19), às 10h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, o deputado Valdeci Oliveira e o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Bisogno, farão o lançamento do Comitê Regional Permanente de Mobilização e Defesa da Ferrovia Norte-Sul. O ato foi uma das deliberações da audiência pública realizada em Santa Maria.

“A agenda com o ministro mostrou que a mobilização tem que continuar e tem de vislumbrar a importância de Santa Maria e da região Central na ligação do Brasil com o Mercosul”, afirmou Valdeci. De acordo com Bisogno, serão convidados a compor o Comitê representantes de prefeituras, câmaras municipais, entidades empresariais, universidades e os sindicatos e associações representativas dos ferroviários. “O Comitê terá a marca da pluralidade e da unidade em prol da retomada do transporte ferroviário na região”, comentou.

Recursos – Ao explicar a prioridade que o governo federal está dando ao transporte ferroviário, o ministro César Borges confirmou que o governo federal vai investir no modal R$ 2 bilhões somente neste ano. “Queremos mudar a realidade do transporte ferroviário no país, que é fundamental para escoar a nossa produção. Temos 32 mil quilômetros de ferrovias e apenas 12 mil estão operacionais”, afirmou Borges.”

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Um Comentário

  1. Não sou de defender a Prefeitura, mas é evidente que não interessa para politicagem aumentar a lista de pais da criança. Todo este ranço político é mais um dos motivos que impede o avanço. Fico curioso em saber o que vai ser do Schirmer com a puxada de tapete que vai levar do Bisogno, retirou o moço das cinzas, ou melhor da esquina da Panvel, onde panfleteava quando candidato a deputado, deu cargo, deu poder. Eta política, é uma roda gigante, os de cima são os próximos a despencar, os debaixo os próximos a subir e assim sucessivamente.

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