DestaquePolítica

BASTIDORES. Velha guarda no União Brasil, Procuradoria da Mulher e Protocolo Não é Não

União Brasil de Santa Maria tem seis ex-vereadores em suas trincheiras

União Brasil vai aos poucos agregando um time experiente de políticos santa-marienses: seis deles foram vereadores (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

A chegada do ex-vereador Marion Mortari ao União Brasil (UB) não é a única “contratação” de peso do partido em Santa Maria. Outros nomes conhecidos da política santa-mariense também ingressaram na legenda. É o caso dos ex-vereadores Adão Nunes e Luiz Gonzaga Trindade, e do ex-suplente de vereador John Wayne.

Nunes atuou no Parlamento na Legislatura 1993-1996, pelo PFL. Trindade foi vereador pelo PPB entre os anos de 1997 e 2000.

Já Wayne ficou na segunda suplência de vereador pelo PT no pleito de 2012, registrando 1.816 votos. Ele foi o 14º candidato mais votado à vereança naquele ano.

Foi também em 2012 que Marcelo Bisogno, atual presidente municipal do UB, fez 8.713 votos à Câmara concorrendo pelo PDT. Até hoje, é o campeão de votos ao Legislativo.

Outros dois nomes de destaque do UB/SM são os médicos José Haidar Farret – que já foi prefeito, vice-prefeito, deputado estadual e vereador – atual pré-candidato a vice-prefeito (na chapa encabeçada por Valdeci Oliveira, PT), e Cida Brizola, que presidiu o Legislativo em 2019.

Na prática, o UB/SM tem em seus quadros seis ex-vereadores: Farret, Bisogno, Mortari, Cida, Nunes e Trindade.

Isadora

Na sessão de quinta-feira (26), os vereadores de Santa Maria aprovaram o Projeto de Resolução Legislativa 12/2023, de autoria da Mesa Diretora, que denomina de Isadora Viana Costa a sala da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara. O órgão tem o objetivo de acolher as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência.

Isadora era uma modelo natural de Santa Maria e foi morta em maio de 2018, em Imbituba-SC. O oficial de cartório Paulo Odilon Xisto Filho responde pelo crime de feminicídio qualificado pelo motivo fútil e sem chances de defesa à vítima.

Não é Não

Na terça (24), a vereadora Marina Callegaro (PT) retirou de tramitação o PL 9540/2023, que cria o Protocolo Não é Não, de atendimento à mulher vítima de violência sexual ou assédio em estabelecimentos noturnos, eventos festivos, bares, restaurantes, pubs, escolas e universidades, órgãos públicos, espaços públicos ou qualquer outro estabelecimento de circulação de pessoas no âmbito da cidade de Santa Maria.

A matéria foi retirada para que sejam estudadas as emendas protocoladas ao texto. O projeto tem autoria de Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), Helen Cabral (PT) e Marina Callegaro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo