LUNETA ELETRÔNICA. ECAD e Bisogno, Pozzobom, Santander fechado, protesto na BR, Marista no Rio…
* E não e que o ECAD apareceu nos eventos da economia solidária? Pois é, não só apareceu como, na versão dos organizadores, cobrou taxas exorbitantes.
* Tudo por conta das músicas tocadas no Terminal Dom Ivo. Por seu conhecimento do tema, o presidente da Câmara, Marcelo Bisogno, foi procurado pela irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança, organizador dos eventos.
* Do edil, ela recebeu apoio institucional e do Legislativo para intermediar a questão, afinal a Economia Solidária não tem a música como seu foco.
* Ainda a propósito de Câmara, desde a manhã passada, com o titular na capital, quem preside o poder é o peemedebista João Kaus.
* Ele fica no cargo atá a quinta-feira, quando Bisogno retorna após agenda de compromissos oficiais em Porto Alegre.
* Um dos compromissos do presidente da Câmara, como você leu aqui no meio da tarde passada, foi o encontro com o ministro Cézar Borges, dos Transportes.
* No Piratini, com o deputado Valdeci Oliveira e o governador Tarso Genro, foi entregue a Carta de Santa Maria que busca colocar a cidade no mapa da ferrovia Norte-Sul.
* Na próxima sexta, às 10 da manhã, no Plenarinho da Câmara, o deputado Valdeci e Bisogno, farão o lançamento do Comitê Regional Permanente de Mobilização e Defesa da Ferrovia Norte-Sul.
* Estão convidadas a participar prefeituras e legislativos da região, além de entidades empresariais, universidade, sindicatos e associações ligadas a categoria ferroviária.
* Após o Sindicato dos Bancários ter paralisado as atividades da agência do Santander (na esquina da Acampamento com a Alberto Pasqualini) por falta de condições de trabalho, nesta terça, a Vigilância Sanitária de Santa Maria interditou a unidade.
* O banco tem 15 dias para recorrer. Uma cliente do Santander denunciou ao Sindicato, no início da semana passada, uma reforma que estaria prejudicando o atendimento.
* Os diretores da entidade optaram por dialogar com a gerência, que prometeu providências. Como nada foi feito, as atividades na agência foram paralisadas com o apoio do Sindicato.
* O ato motivou ação da Vigilância no final da tarde, que interditou a agência por executar obras expondo trabalhadores e público a riscos à saúde, segurança e higiene.
* O banco terá que realocar os funcionários para as outras unidades na cidade.”Durante a obra, os clientes e os trabalhadores não poderão acessar o interior da agência”, explica o fiscal e coordenador da Vigilância de Saúde do Trabalhador, Jefferson Müller.
* O diretor do Sindicato dos Bancários, Claudenir Freitas, comemorou. “ Esta é uma vitória do Sindicato, trabalhadores e clientes”.
* “Nossa prioridade é sempre a saúde e boas condições de trabalho. Esperamos que o banco cumpra o que foi determinado e que depois da obra os bancários voltem a trabalhar normalmente” relata o sindicalista.
* Tratar da proposta de plano de trabalho que dará início às ações da Comissão Especial de Revisão e Análise da Legislação de Mobilidade Urbana do RS.
* Eis a razão para reunião entre os deputados Vinícius Ribeiro e Jorge Pozzobom, para quem um dos objetivos da comissão será revisar a atual legislação e propor alterações visando inserir o Estado dentro do contexto que visa o desenvolvimento sustentável.
* Jovem estudante da Escola Marista Santa Marta participa de encontro, no Rio de Janeiro, antecedendo à Jornada Mundial da Juventude.
* Trata-se do animador da Pastoral Juvenil Marista (PJM) Emerson Eggers Alves, que está em território carioca a partir desta quinta, 17, seis dias antes do início da Jornada Mundial.
* Ele participa Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM), tradicional evento que antecede a Jornada e reúne mais de 200 jovens, de 40 países.
* Além dos participantes do EIJM, mais de mil jovens maristas se preparam para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será entre os dias 23 a 28 de julho.
* Moradores de seis comunidades, com apoio do Bloco de Lutas, protestaram na tarde desta terça, em busca de melhorias na saúde, educação, saneamento e mobilidade urbana.
* Como RELATA a assessoria de imprensa da Sedufsm, o “Bloco”, que reúne movimentos estudantil, social e sindical. apoiou o evento dos residentes do Bairro Diácono Pozzobon – que inclui as vilas Jardim Berleze, Maringá, Diácono, Zilda Arns, Paróquia das Dores e Cerrito.
* Os manifestantes concentraram-se em frente ao Posto de Saúde da Maringá ás 4 da tarde e, logo após, saíram em caminhada rumo à BR 287, que foi trancada em vários momentos.
Interditar banco é fácil…