AssembleiaCidadaniaCinemaCulturaEducaçãoEstadoHistóriaMeio AmbientePolíticaPrefeituraTrânsitoTransporte

LUNETA ELETRÔNICA. Mobilidade urbana, Tarso e o Passe Livre, Meio Ambiente, Idosos, Dia de 21 anos…

* Confirmada para esta quinta a audiência pública que vai discutir o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que teve a conclusão atrasada em três meses em relação ao prazo inicial.

* Inicialmente marcada para o Centro Administrativo, foi transferida para o plenário da Câmara. O início é às 7 da noite.

* Vamos combinar: se alguém ainda quiser dar uma sugestão, a hora é esta. Depois, reclamar é um direito, mas não vai adiantar nada.

* Se bem que, conforme o material distribuído pela Prefeitura, a audiência será mais de apresentação do documento e suas propostas. Mas, enfim, sempre é possível discutir.

Lideranças estudantis foram ao Piratini e foram recebidas por Tarso (foto Caco Argemi)
Lideranças estudantis foram ao Piratini e foram recebidas por Tarso (foto Caco Argemi)

* Lideranças da juventude, representantes de entidades estudantis e de partidos debateram, nesta quarta, com o Governo do Estado, o projeto de passe livre estudantil.

* O projeto de lei apresentado pelo Palácio Piratini, como RELATA a assessoria de imprensa do  Governo do Estado,  neste mês deve ser votado após o recesso parlamentar.

* “Não fomos pegos de surpresa pelas ruas, exceto pela questão do passe livre, que transformamos em política pública”, disse Tarso Genro, que papeou com os estudantes.

* Ao fazer uma análise do papel da juventude e das bandeiras levantadas pelas manifestações, Tarso lembrou que o Governo “já possui políticas sintonizadas com as demandas sociais, como combate à corrupção, investimentos em saúde e educação.”

* O projeto do governo, que recebeu já algumas emendas (na quase totalidade ampliando para todo o Estado o benefício), só será mesmo votado no próximo semestre.

* No momento, inclusive, a Assembleia está em recesso – que vai até dia 31. Nesse periodo, uma Comissão Representativa, comandada pelo presidente Pedro Westphalen, responde pela instituição.

* A Comissão conta com 20 integrantes, entre titulares e suplentes, indicados pelos partidos. Um deles, como suplente, é o santa-mariense Jorge Pozzobom (PSDB).

* Reivindicação antiga do Conselho Estadual do Idoso, o Fundo Estadual da Pessoa Idosa virou realidade ao ser aprovado, por unanimidade, na terça-feira, pela Assembleia Legislativa.

* O Fundo possibilitará a captação de recursos para aplicar em políticas públicas com objetivo de melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população gaúcha.

* “É mais um passo na criação de oportunidades para as pessoas idosas que merecem nosso reconhecimento por construírem a história do nosso país”, afirmou o secretário de Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira.

* A pasta dirigida pelo santa-mariense será responsável pela gestão do Fundo da Pessoa Idosa. Já a aplicação dos recursos é definida e fiscalizada pelo Conselho Estadual do Idoso.

* Será nesta quinta, a partir das 8 da manhã, a Conferência Municipal do Meio Ambiente, que é organizada e coordenada pela secretaria de Proteção Ambiental e pelo Conselho de Defesa do Meio Ambiente.

* Com o tema, “Que futuro queremos para o meio ambiente de Santa Maria?”, a conferência se propõe a fazer uma revisão e atualização das diretrizes ambientais.

* O encontro, que termina às 6 da tarde, acontece no auditório do Centro Universitário Franciscano (Unifra III), na Rua Silva Jardim, nº 1175, térreo. Para quem quiser conhecer a programação, basta clicar AQUI.

* Segue aberto o período de inscrições e recadastramento para o Minha Casa, Minha Vida, em Santa Maria, feito pela secretaria de Habitação e Regularização Fundiária

* Faltando menos de trinta dias (o prazo encerra em 15 de agosto), o programa conta com cerca de dois mil inscritos. Todos os dias, uma média de 60 pessoas passa posto de atendimento para obter informações e efetuar o cadastro.

* As famílias interessadas devem comparecer ao andar térreo do Centro Administrativo (Venâncio Aires, 2277) das 8 da manhã às 3 e meia da tarde. Há distribuição de fichas.

No filme, detalhes da operação Brother Sam, que previa a invasão ianque via oceânica, se o golpe de 64 não desse certo
No filme, detalhes da operação Brother Sam, que previa a invasão ianque via oceânica, se o golpe de 64 não desse certo

* O Cineclube Otelo, do Sindicato dos Bancários, apresenta nesta quinta, o documentário “O Dia que Durou 21 Anos”, de Camilo Tavares. A exibição do filme ocorreria em 20 de junho, mas foi transferida devido aos protestos que ocorreram naquela.

* “O Dia que Durou 21 Anos” integra o ciclo “Cine Debate: pelo fim da impunidade dos crimes da Ditadura”.

* Trata-se de parceria entre o Sindicato dos Bancários, a Oscip Piazito Arte e Cultura e o Comitê Santa-Mariense pelo Direto à Memória e à Verdade.

* O Cineclube Otelo fica na Sede II do Sindicato (Rua Serafim Valandro, 835, sala 21, em Santa Maria). A sessão inicia às 7 da noite e a entrada é gratuita.

* “O Dia que durou…” é resultado de pesquisa que durou mais de três anos, utilizando como fonte gravações de diálogos da Casa Branca de 1962 a 1964, recentemente tornadas públicas.

* Entre elas, uma de junho de 1962 em que o embaixador ianque, Lincoln Gordon, expõe ao então presidente John Kennedy a necessidade de infiltração nas Forças Armadas brasileiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo