EstadoMeio AmbientePrefeitura

NA MIRA (4). Estado suspende a autorização dada pelo município de SM para corte de 18 mil árvores no Arenal

O fato é o seguinte: o município, via secretaria de Proteção Ambiental, autorizou o corte de pelo menos 18 mil árvores. A coisa veio há público, na forma de denúncia, faz dois dias, por conta de material publicado pelos veículos do grupo RBS. De lá para cá, os desdobramentos todos foram reproduzidos aqui.

Agora, a informação mais recente, e que informa da decisão tomada pelos técnidos do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, vinculado à secretaria estadual de Meio Ambiente. E que sua similar local diz que irá cumprir, como motra reportagem originalmente publicada na versão online do Diário de Santa Maria. A seguir:

Defap suspende licença emitida pelo município autorizando o corte de mais de 18 mil árvores em localidade de Santa Maria

Técnicos do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria de Meio Ambiente do Estado irão emitir um um parecer justificando a suspensão da licença que autoriza o corte de mais de 18 mil árvores na localidade de Passo do Arenal, em Santa Maria. A licença foi emitida pela Secretaria Municipal de Proteção Ambiental de Santa Maria.

De acordo com o coordenador regional do Defap, Lúcio Ramos, a secretaria do município será notificada da decisão e deverá comprovar ao órgão que o empreendedor da área também foi foi informado da decisão.

Segundo Ramos, técnicos do Defap estiveram na tarde desta quarta-feira acompanhando o trabalho de dois biólogos da Delegacia de Polícia de Proteção Ambiental. A Delegacia investiga possíveis irregularidades na emissão da licença para o corte das árvores…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Para esse nosso secretário, tudo é muito simples…..como se desse para colar as arvores já cortadas……

  2. esse secretário pensa que o povo é burro ,na verdade este desgoverno shirmer pensa que o povo é burro.agora autorizar o desmatamento de uma área de preservação ambiental isso não é crime seu MP.

  3. Este Secretário de Proteção Ambiental de Santa Maria tem uma forma peculiar de trabalhar. Primeiro ele autoriza o corte de árvores, depois ele pede explicações e avaliações técnicas. Assisti hoje na RBS uma declaração do secretário afirmando que agora, após o cancelamento de seu ato pelo órgão estadual, ele irá solicitar ao proprietário da área envolvida o mapeamento ambiental para verificar se as 18.000 árvores estão, ou não, em área de preservação. Heim? Isso não deveria ter sido providenciado antes da autorização dada pela Prefeitura? Assim foi na derrubada das árvores da Av. Rio Branco quando, somente após o inicio dos cortes, o Secretário buscou posição do Conselho Municipal do Meio Ambiente, como se pudesse reverter o estrago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo