CidadaniaEstadoInternetPolítica

REFORMA POLÍTICA. Gaúchos ouvidos pelo Gabinete Digital pedem Constituinte. Santa Maria, 3ª mais ativa

Tarso recebeu os resultados diretamente. Santa Maria esteve entre as mais participativas
Tarso recebeu os resultados diretamente. Santa Maria esteve entre as mais participativas

Excluindo a Região Metropolitana e Pelotas, foram os santa-marienses os que mais participaram entre os 181,7 mil que se manifestaram na consulta feita, via internet, pelo Gabinete Digital do Governo do Estado. O tema era: reforma política.

Mas o que querem os gauchos, além da Constituinte Exclusiva, a grande campeã, no total de sugestões realizadas? Os resultados foram apresentados no início da noite desta segunda-feira, no Palácio Piratini e um bom resumo chega através da assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, líder do governo na Assembleia. O texto é de Tiago Machado; a foto de Tiago Dias. Confira:

Consulta aponta preferência por Constituinte Exclusiva

A realização de uma Constituinte Exclusiva é o meio preferido para viabilizar a Reforma Política. Foi o que indicou uma consulta popular promovida pelo Gabinete Digital do governo do Estado entre os dias 3 e 19 deste mês. A consulta registrou 181.759 votos em 242 propostas, filtradas entre 2.840 ideias recebidas via Internet.

O resultado do processo foi divulgado na noite desta terça (22), no Palácio Piratini, e mostrou que 80% do público votante prefere que a Reforma Política ocorra através de uma Constituinte Exclusiva em vez da condução tradicional do Congresso Nacional. Pela Constituinte Exclusiva, representantes, não necessariamente vinculados a partidos, seriam eleitos exclusivamente para realizar mudanças nos sistemas eleitoral e político do país.

Entre as prioridades apontadas na consulta estão: o fim do voto secreto no Congresso Nacional, o impedimento da renúncia para escapar da cassação, o fim do foro privilegiado, a redução do número de deputados e vereadores, o afastamento do cargo de possas investigadas por crime de improbidade e corrupção, o fim das emendas parlamentares, a priorização nos parlamentos para votação de projetos de lei de iniciativa popular, entre outras.

“O governo do Estado dá um grande exemplo para o Brasil ao realizar esta consulta de forma bastante ágil e democrática. A voz da população tem de ser levada em conta pelo Congresso Nacional, que precisa enxergar a necessidade do país fazer de uma vez a reforma política. Estamos atrasados neste processo”, afirmou o líder de governo na Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), que acompanhou a divulgação dos resultados da consulta.

Para permitir uma maior participação da população gaúcha, o Gabinete Digital disponibilizou promotores de participação que, munidos de tablets e de uma van, percorreram locais de grande circulação em Porto Alegre e municípios vizinhos. Depois da Região Metropolitana e de Pelotas, Santa Maria foi a terceira cidade que mais aderiu à consulta da Reforma Política.  “Já estamos organizando um grande seminário em setembro para ampliar ainda mais a discussão sobre o tema”, anunciou o secretário geral de Governo, Vinícius Wu.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo