Comecemos por seus nomes: os professores da UFSM Enio Giotto e Enio Marchesan. Seus trabalhos, um na área de “Geoprocessamento”, outro na de “Cadeias de Produção Agrícola”, serão reconhecidos pela tradicionalíssima promoção do Jornal do Comércio.
Para saber mais de ambos e suas atividades, além do que vai acontecer nesta segunda-feira, na Expointer, acompanhe material originalmente produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. O texto é de Jonas Migotto. A seguir:
“Professores da UFSM recebem prêmios na Expointer 2013
Os professores Enio Marchesan e Enio Giotto da UFSM recebem o prêmio “O Futuro da Terra” na Expointer 2013. Criado em 1997, o troféu é entregue pelo Jornal do Comércio em parceria com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e é uma forma de homenagear pesquisadores que se dedicaram ao crescimento do setor primário. O prêmio se divide nas categorias: Prêmio Especial, Cadeias de Produção Agrícola, Tecnologia Rural, Novas Alternativas Agrícolas e Preservação Ambiental.
O professor da faculdade de Agronomia da UFSM e doutor em Fitotecnia pela Esaq/USP, Enio Marchesan, foi um dos vencedores na categoria de Cadeias de Produção Agrícola, com o projeto “Cadeia de Produção de Arroz”. O projeto busca dar um uso mais intensivo e sustentável para as áreas de várzea em que é cultivado basicamente o arroz. O professor procura encontrar maneiras de diversificar as culturas nessas áreas, como com a rotação de culturas, por exemplo. Outras formas são: a produção pecuária, em propriedades maiores; e, até mesmo, a criação de peixes, em propriedades menores. Porém, as pesquisas não são voltadas apenas para os produtores:
– Pensamos também no consumidor e na sociedade, temos um projeto que monitora a qualidade do arroz no Rio Grande do Sul, depois voltamos para as lavouras com os resultados e vemos em que podemos melhorar, afirma o professor Marchesan…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.