CidadaniaCongressoPolítica

CÓDIGO PENAL. Sim, a proposta avança no Senado. Mas ainda há longo caminho a percorrer, até virar lei

Tudo começou há dois anos, com a instalação de uma comissão especial de juristas. Em junho de 2012, o grupo, criado por sugestão do então presidente do Senado, José Sarney, apresentou anteprojeto com 543 artigos do que seria o novo Código Penal Brasileiro.

A proposta virou projeto de lei, subscrito pelo próprio Sarney, e começou a tramitar. Isso significa que, pelo menos, há uma discussão em torno do Código, de atualização, de resto, fundamental. Mas, e até quando vai isso? Há boas chances de demorar, convenhamos. Sem esquecer que precisará ser também aprovado pelo Congresso como um todo, incluída a Câmara dos Deputados.

E em que pé está hoje? Ela avança, no âmbito do Senado, é bom dizer. E o que está acontecendo neste momento, especificamente, você fica sabendo através de material produzido e distribuído pela Agência Senado. A reportagem é de Simone Franco. A seguir:

Relatório sobre emendas à reforma do Código Penal deve ser apresentado na próxima semana

O relatório consolidado sobre as mais de 600 emendas apresentadas, até o final de 2012, ao projeto de reforma do Código Penal (PLS 236/2012) deverá ser apresentado até a próxima semana. A entrega do documento foi anunciada, na quarta-feira (7), pelo relator-geral da comissão temporária que analisa a proposta, senador Pedro Taques (PDT-MT) durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Em rápida prestação de contas, Taques ressaltou as diversas audiências públicas sobre o projeto realizadas pelo país ao longo de 2012. Esses debates estimularam o envio de sugestões ao projeto do novo Código Penal por mais de 300 associações civis, segundo o senador.

Após a entrega do relatório consolidado sobre as emendas de 2012, será reaberto prazo para apresentação de novas emendas. A expectativa de Taques é de concluir a votação do PLS 236/2012 até o final do ano.

A comissão temporária dedicada à análise da matéria é presidida pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e tem como vice-presidente o senador Jorge Viana (PT-AC)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo