Arquivo

Coluna Observatório. “O conflito tucano em Santa Maria. E os outros”

Jobim e Pozzobom se

digladiam. Todos estão

de olho. PMDB à frente

 

O PSDB é, em número de filiados, como mostrou A Razão em reportagem recente de Priscila Abrantes, apenas o sexto partido da boca do monte, com 1.252 filiados registrados na Justiça Eleitoral. Alias, fica bem atrás de PT, PMDB, PDT e PP, e razoavelmente afastado do PTB, o quinto. Então, por que, afinal, é tão importante a convenção municipal dos tucanos, neste domingo?

Porque, não obstante seu tamanho, cartorialmente falando, tem figuras expressivas e que podem ser determinantes para o pleito de 2008. Além, claro, de manter ambições próprias de influenciar decisivamente na sucessão de Valdeci Oliveira.

Com a possível polarização, que muitos imaginam deva acontecer na disputa pela Prefeitura, ainda mais decisivo se torna o conclave do tucanato. Que, ele próprio, se divide entre dois grupos até aqui inconciliáveis. Um, personificado em Ricardo Jobim, presidente da subsecção local da OAB. Outro, com a chancela do vereador Jorge Pozzobom.

Especialmente (mas não apenas ele), presta detida atenção a esse confronto de causídicos e seus parceiros, o virtual candidato do PMDB à prefeitura, Cezar Schirmer. Que, embora não vai dizer, torce por Pozzobom. Este seria mais propenso a uma aliança. Sem exigências maiores, o que não significaria, obviamente, rendição. Já uma vitória de Ricardo Jobim, cujo grupo tem mais ambições (quem sabe, até, candidatura própria), não inviabiliza acordo, mas o torna mais difícil.

Quanto às demais forças políticas da cidade, elas se colocam como observadoras, inclusive porque o resultado da convenção tucana vai balizar suas decisões. Que não devem tardar a ser tomadas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo