Santa MariaTragédia

KISS. O primeiro “Dia dos Pais” e a dor da tragédia

kiss seloAssim será, por longo (e imensurável) período. Afora o dia-a-dia, feito de luta para continuar vivendo, familiares das 242 vítimas fatais e de o triplo disso com sequelas ainda sem qualificação, datas especiais proporcionam instantes diferentes. Vale para os dias 27, mês a mês. Valeu para o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e, agora, especialmente, para o Dia dos Pais.

O que acontecerá neste domingo, especificamente? Disso e de outras questões tratou a edição de final de semana do jornal A Razão, um dos parceiros deste sítio e Associados, ambos, ao portal Bei. A reportagem é de Luiz Roese. Acompanhe:

O primeiro Dia dos Pais sem as vítimas da tragédia

…Durante 22 anos, o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Ferreira, passou o Dia dos Pais com a filha Jennefer. Neste domingo, essa reunião não vai se repetir, pois a jovem psicóloga morreu na tragédia da Boate Kiss, em 27 de janeiro. “É triste demais. É uma situação difícil de encarar. Como nos encontramos numa sensação de impunidade pelo que aconteceu, machuca mais ainda”, diz Adherbal.

Para que os familiares das vítimas possam se apoiar uns aos outros, a AVTSM promove um encontro neste domingo, a partir das 9h, na Estância do Minuano,  a exemplo do que já foi realizado no Dia das Mães, em maio, na sede campestre do Clube Dores. A confraternização terá a presença da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP) e o marido dela, Masataka Ota. Eles são pais de Ives Ota, que foi assassinado de forma brutal aos 8 anos, em 1997, em São Paulo, depois de ser sequestrado. 

A deputada vai apresentar um vídeo sobre a sua luta contra a impunidade. O objetivo dela é auxiliar os pais, que tiveram seus filhos mortos, no incêndio da boate Kiss, a encarar a data de uma maneira menos traumática. “Sei o quanto é doloroso esse momento, em que a sensação de abandono e impunidade parece dominar a situação, sem perspectiva alguma de justiça. Daí que irei até Santa Maria para levar minha solidariedade e carinho aos familiares, que sentirão, e muito, a ausência de seus filhos nesse primeiro Dia dos Pais depois da tragédia”, diz Keiko Ota.

Coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Vítimas de Violência, Keiko ajudou na criação dessa iniciativa no Rio Grande do Sul. Segundo a parlamentar, é preciso punir com todo o rigor os responsáveis pelas mortes. “O que aconteceu em Santa Maria não foi uma fatalidade. Se medidas de segurança tivessem sido adotadas, por parte dos proprietários da boate, essa tragédia não teria ocorrido. Por isso, dou meu apoio à luta por justiça e contra a impunidade para que os culpados por tamanha catástrofe sejam devidamente responsabilizados”, diz a deputada.

O evento deste domingo também terá a apresentação de um grupo de música Gospel, além da distribuição de brindes e algumas surpresas.

7 de setembro – O presidente da AVTSM vai aproveitar a presença da deputada Keiko Ota em Santa Maria para combinar os detalhes de uma manifestação nacional, no dia 7 de setembro, que quer reunir os enlutados em todo o país.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo