LUNETA ELETRÔNICA. Périplo de Burmann, coronel vai à Câmara, CPI da Telefonia, Valdeci e a Ugeirm…
* Nos próximos dias, provavelmente ainda antes de confirmados como reitor e vice da UFSM a partir do final de dezembro, Paulo Burmann e Paulo Bayard farão novo périplo.
* Após terem perambulado por gabinetes brasilienses semana passada, especialmente no Congrsso e no Ministério da Educação, irão a Porto Alegre.
* A ideia é, afora contatos na área educacional, é comparecer à Assembleia Legislativa e ao Palácio Piratini – se possível sendo recebidos pelo governador Tarso Genro.
* Como a “Luneta” havia antecipado na madrugada passada, nada de projeto votado na sessão desta quinta, do parlamento da comuna.
* Afora os discursos (para conferir o que cada um que se manifestou disse, clique AQUI), o destaque ficou por conta da Tribuna Livre.
* Quem ocupou o espaço foi o presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, coronel (da reserva) José Carlos Riccardi Guimarães. O tema dele: Corpo de Bombeiros.
* Afora destacar a tradição da Brigada Militar, Guimarães fez críticas ao governo do Estado, citando o incêndio do Mercado Público da capital.
* Naquele episódio, o Corpo de Bombeiros enfrentou, como enfatizou o coronel problemas como a falta de equipamentos no atendimento da ocorrência. Pediu também que a Brigada seja “atendida, compreendida e defendida”.
* O líder do governo na Assembleia, Valdeci Oliveira, recebeu quinta, em Porto Alegre, dirigentes do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm).
* Entre as lideranças presentes ao encontro, o vice-presidente Fábio Castro – e também a servidora Ana Martins, a advogada Paula Cristina Bergamaschi Bernd, que presta assessoria à Ugeirm, e o assessor da liderança de governo, Ricardo Haesbaert.
* No encontro, foram discutidas questões relativas à reestruturação da carreira de policial civil e também sobre a acumulação remunerada de cargos e salários.
* A categoria possui cerca de 40 servidores que atuam na Polícia Civil e, em turno inverso, no Magistério Estadual. No começo de setembro, o deputado vai tratar dos assuntos encaminhados com a Chefia da Casa Civil do governo.
* “Vamos intermediar o retorno das solicitações feitas pelos setores competentes, que certamente vão levar em conta a relevância e as possibilidades e determinações legais”, disse Valdeci.
* A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da AL aprovou a realização de audiência pública para tratar sobre a presença da Brigada Militar nos estádios de futebol.
* A informação foi prestada ao comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes, pelo presidente da Comissão, deputado Nelsinho Metalúrgico.
* O coronel Fábio Fernandes se disse satisfeito, pois o Comando-Geral vem provocando esse debate, já que em 2012 a BM gastou R$ 8 milhões com o custeio do policiamento realizado em jogos de futebol no Estado.
* “Já encaminhamos ao Governo minuta de projeto para a saída da BM dos estádios ou para que os clubes cubram o custeio, a fim de não prejudicar o policiamento ostensivo”, falou.
* A Câmara de Vereadores de Santa Maria é sede, nesta sexta, de audiência pública promovida pela Assembleia, através da CPI da Telefonia. O encontro começa às 9 da manhã.
* Estarão presentes, além de parlamentares, representantes das entidades representativas da sociedade civil e lideranças da comunidade.
* O tema a ser debatido é a qualidade dos serviços de telefonia móvel oferecido pelas operadoras. A CPI foi instalada em 23 de abril e o relatório final dos trabalhos deve ser entregue até 5 de novembro.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.