AVIÃO. Azul começa a operar voos de e para SM a partir do dia14 de outubro. E com preço promocional
São muitas informações. E boas. Todas surgiram ao longo desta quinta-feira. A principal: a Azul confirma, após ter recebido autorização oficial da ANAC (a agência reguladora do setor aéreo), que começa a operar em Santa Maria, com vôos para a (e da) capital do Estado no dia 14 de outubro. Vai utilizar aviões para até 68 lugares.
São dois vôos diários. Daqui para Porto Alegre, às 4 e meia da manhã e às 2 e meia da tarde. Da capital para Santa Maria à 0h24 da madrugada e meio dia e 45. Ah, e com preços promocionais, segundo o próprio SÍTIO da Azul, fixados em R$ 49,90 – menos que uma passagem comum de ônibus.
Aliás, a nave que fará a linha, nos dois sentidos, foi batizada na tarde passada, na capital, com a presença de Tarso Genro (e do deputado Adão Villaverde). O governador, na parte da manhã, havia assinado decreto reduzindo a alíquota de ICMS do querosene para as linhas regionais do Rio Grande do Sul, o que ajuda na redução do preço.
E a reação em Santa Maria? Fiquemos com a do prefeito Cezar Schirmer, que chega através da assessoria de imprensa do Gabinete, em texto assinado por Luiz Otávio Prates. A foto é de Divulgação. A seguir:
“Azul Linhas Aéreas: prefeito comemora anúncio das operações da companhia em Santa Maria
O prefeito Cezar Schirmer recebeu o anúncio oficial, na tarde desta quinta-feira (26), do início das operações da Azul Linhas Aéreas em Santa Maria. Pelo telefone, a direção da companhia aérea comunicou o chefe do Executivo sobre a liberação dos voos, horários e previsão de data inaugural. “Esta é uma grande conquista para a nossa cidade. Estes voos diários serão, com certeza, um grande instrumento de desenvolvimento para a região central do Estado. Estamos muito entusiasmados com a notícia”, comemorou Schirmer.
A previsão, de acordo com a direção da companhia, é que as operações iniciem na primeira quinzena de outubro. A autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi concedida à Azul nesta quinta e permite que a empresa opere com dois voos diários entre Santa Maria e Porto Alegre. Além disso, será possível comprar passagens de Santa Maria para demais capitais do Brasil, com escala em Porto Alegre…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Pois é… então a notícia está incorreta. Mas continua sendo uma excelente notícia…
Fico muito feliz com essa notícia.
Espero que operem com o profissionalismo que faltava à NHT. Esta é capaz de cancelar vôos sem avisar os passageiros e sem motivos razoáveis. Para mim, depois de ser vítima da NHT, era como se não houvesse nenhuma empresa operando em Santa Maria.
Santa Maria tem que pensar num aeroporto descolado da base aérea.
Em SM vai operar o ATR72-600, de até 70 lugares, porque o piso da pista da BASM suporta sómente aeronaves com ACN até 20 (em operações regulares, não militares e ocasionais). O EMB 175 extrapola esta condição, o único Embraer capaz de atender esta restrição era o 145, já fora de mercado. Outra maneira de atender a restrição é operando com meia lotação. p.ex., mas aí empresa nenhuma vai querer.
Olá Claudemir e Marcelo!
Realmente, a informação da empresa Azul (desde o primeiro momento das tratativas) sinalizou com a utilização do turbo-hélice ATR. Motivo: condições da pista e o custo-benefício. Mas, a foto ilustrada nesse post é da recente aquisição da empresa, um jato de fabricação da Embraer. Não é o que será usado, atualmente, em Santa Maria para os trechos Santa Maria – Porto Alegre e vice-versa.
Os horários são definidos de modo a facilitar a conexão, e isso é bom.
Só uma dúvida, Claudemir. O avião “Azul dos Pampas”, batizado pelo Vice Governador, é um jato Embraer, que acomoda até 118 passageiros.
A Azul utiliza também turboélices ATR 72, que levam até 70 passageiros.
Qual aeronave será utilizada, afinal? Isso é uma informação importante, pois impacta nos custos, conforto e na disponibilidade de assentos…
Quem quer trabalhar o dia inteiro em Porto Alegre fica prejudicado com o horário de retorno …
Luiz, os horários dependem de uma série de fatores, como por ex: conexões, congestionamento de pousos e decolagem em POA, etc
O voo das 4.30 hs é para conexão do avião que decola as 7hs para Brasília. Se levar-mos em consideração que o voo leva uns 40 min até poa e o tempo gasto com pouso, os passageiros terão pouco mais de 20 min para mudança de aeronave.
Só não entendi o pq desses horários …