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AVIÃO. Azul começa a operar voos de e para SM a partir do dia14 de outubro. E com preço promocional

“Azul dos Pampas”, aeronave batizada nesta quinta, é a que será utilizada nas linhas de SM
“Azul dos Pampas”, aeronave batizada nesta quinta, é a que será utilizada nas linhas de SM

São muitas informações. E boas. Todas surgiram ao longo desta quinta-feira. A principal: a Azul confirma, após ter recebido autorização oficial da ANAC (a agência reguladora do setor aéreo), que começa a operar em Santa Maria, com vôos para a (e da) capital do Estado no dia 14 de outubro. Vai utilizar aviões para até 68 lugares.

São dois vôos diários. Daqui para Porto Alegre, às 4 e meia da manhã e às 2 e meia da tarde. Da capital para Santa Maria à 0h24 da madrugada e meio dia e 45. Ah, e com preços promocionais, segundo o próprio SÍTIO da Azul, fixados em R$ 49,90 – menos que uma passagem comum de ônibus.

Aliás, a nave que fará a linha, nos dois sentidos, foi batizada na tarde passada, na capital, com a presença de Tarso Genro (e do deputado Adão Villaverde). O governador, na parte da manhã, havia assinado decreto reduzindo a alíquota de ICMS do querosene para as linhas regionais do Rio Grande do Sul, o que ajuda na redução do preço.

E a reação em Santa Maria? Fiquemos com a do prefeito Cezar Schirmer, que chega através da assessoria de imprensa do Gabinete, em texto assinado por Luiz Otávio Prates. A foto é de Divulgação. A seguir:

Azul Linhas Aéreas: prefeito comemora anúncio das operações da companhia em Santa Maria

O prefeito Cezar Schirmer recebeu o anúncio oficial, na tarde desta quinta-feira (26), do início das operações da Azul Linhas Aéreas em Santa Maria. Pelo telefone, a direção da companhia aérea comunicou o chefe do Executivo sobre a liberação dos voos, horários e previsão de data inaugural. “Esta é uma grande conquista para a nossa cidade. Estes voos diários serão, com certeza, um grande instrumento de desenvolvimento para a região central do Estado. Estamos muito entusiasmados com a notícia”, comemorou Schirmer.

A previsão, de acordo com a direção da companhia, é que as operações iniciem na primeira quinzena de outubro. A autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi concedida à Azul nesta quinta e permite que a empresa opere com dois voos diários entre Santa Maria e Porto Alegre. Além disso, será possível comprar passagens de Santa Maria para demais capitais do Brasil, com escala em Porto Alegre…

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9 Comentários

  1. Fico muito feliz com essa notícia.
    Espero que operem com o profissionalismo que faltava à NHT. Esta é capaz de cancelar vôos sem avisar os passageiros e sem motivos razoáveis. Para mim, depois de ser vítima da NHT, era como se não houvesse nenhuma empresa operando em Santa Maria.

  2. Em SM vai operar o ATR72-600, de até 70 lugares, porque o piso da pista da BASM suporta sómente aeronaves com ACN até 20 (em operações regulares, não militares e ocasionais). O EMB 175 extrapola esta condição, o único Embraer capaz de atender esta restrição era o 145, já fora de mercado. Outra maneira de atender a restrição é operando com meia lotação. p.ex., mas aí empresa nenhuma vai querer.

  3. Olá Claudemir e Marcelo!

    Realmente, a informação da empresa Azul (desde o primeiro momento das tratativas) sinalizou com a utilização do turbo-hélice ATR. Motivo: condições da pista e o custo-benefício. Mas, a foto ilustrada nesse post é da recente aquisição da empresa, um jato de fabricação da Embraer. Não é o que será usado, atualmente, em Santa Maria para os trechos Santa Maria – Porto Alegre e vice-versa.

  4. Os horários são definidos de modo a facilitar a conexão, e isso é bom.
    Só uma dúvida, Claudemir. O avião “Azul dos Pampas”, batizado pelo Vice Governador, é um jato Embraer, que acomoda até 118 passageiros.
    A Azul utiliza também turboélices ATR 72, que levam até 70 passageiros.
    Qual aeronave será utilizada, afinal? Isso é uma informação importante, pois impacta nos custos, conforto e na disponibilidade de assentos…

  5. Luiz, os horários dependem de uma série de fatores, como por ex: conexões, congestionamento de pousos e decolagem em POA, etc
    O voo das 4.30 hs é para conexão do avião que decola as 7hs para Brasília. Se levar-mos em consideração que o voo leva uns 40 min até poa e o tempo gasto com pouso, os passageiros terão pouco mais de 20 min para mudança de aeronave.

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