AssembleiaCâmara de VereadoresCinemaCulturaEducaçãoEstadoHistóriaPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaTrabalhoTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Kiss – tribunal e AL, o rolo do ISAM, Gehm assume, Fernando Ferrari, Lanterninha…

* Pelo menos dois fatos mobilizam os familiares das vítimas da tragédia da Kiss. Um ocorre em Santa Maria e outras cidades gaúchas; outro na Assembleia Legislativa.

* Estão confirmadas audiências de testemunhas no processo criminal que corre na 1ª Vara, em Santa Maria, entre terça e quinta. E também haverá, mais adiante, em outras cidades, conforme já definido pelo juiz Ulysses Louzada, que preside o processo.

* Mas a grande novidade é outra, e você a conferiu aqui, antes de qualquer outro lugar, em nota PUBLICADA na noite de sexta-feira.

* Os parlamentares mais jovens da Assembleia Legislativa (Mano Chanses/PP, Marcelo Moraes/PTB e Catarina Paladini/PSB), de uma certa maneira, encamparam a luta dos familiares, que querem desarquivar o inquérito que apura improbidade administrativa.

* Mais: conseguiram, os familiares, a adesão de Zilá Breitenbach (PSDB), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência em Municípios Gaúchos.

* Daí que, no dia 16, haverá uma reunião de todo esse povo, mais o Procurador Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, e se encaminha uma audiência pública para tratar disso, no âmbito do parlamento gaúcho.

* Resumo da opera: o que muitos gostariam fosse esquecido ganha uma tribuna em que pode se perceber claramente a possibilidade de desdobramentos.

* A mídia tradicional está subestimando a importância de um tema que, até aqui, só este sítio está tratando. No caso, foi, primeiro, a INFORMAÇÃO sobre a grave crise de relacionamento entre o ISAM e a Prefeitura.

* E, agora, na sexta-feira, a NOTÍCIA, em primeira mão, de que o contrato do Plano de Saúde que venceu a licitação, simplesmente largar o serviço, depois de apenas seis meses.

* O fato é que, a menos que alguma solução seja encontrada (emergencialmente ou via licitação), servidores da comuna (municipários e docentes, com seus dependentes) ficarão sem atendimento de saúde a partir de 1º de outubro.

* Imagina o editor que esta seja a grande notícia da semana que está começando. Afinal, cálculos preliminares indicam que pelo menos 10 mil santa-marienses são afetados.

* Já na politica, a novidade chega na terça-feira. Toma posse na Câmara de Vereadores, o empresário Cezar Augusto Gehm. Ele assume a vaga de Maria de Lourdes Castro, falecida na última quinta-feira.

* Gehm era o segundo suplente. A primeira, Anita Costa Beber, do PR, já havia assumido, ocupando o lugar de Cláudio Rosa, cassado pela Justiça Eleitoral.

* Outra questão, no Legislativo, é o processo aberto pela Subcomissão de Ética, que trata do comportamento dos edis que compunham a CPI da Kiss.

* Resta saber se haverá mudança, após a morte de Maria de Lourdes, cujo comportamento era investigado. Seguem, no procedimento, Sandra Rebelato e Tavores Fernandes.

* A limitada greve do magistério estadual prossegue. As lideranças do CPERS, inclusive, afirmam que vão ampliar a mobilização, inconformadas com a recusa do governo em atender as principais reivindicações.

* O CPERS quer que o Piratini dê conta de um calendário para o pagamento do Piso Nacional, o que o governo rebate dizendo não saber o impacto do novo reajuste, em 2014.

* Também não se conformam os sindicalistas com a inexistente disposição do governo de revisar a Reforma no Ensino Médio.

* Nesta terça, em Santa Maria, o comando de greve deve se reunir para discutir os próximos passos da paralisação, no âmbito da região central.

* Repercutem, no interior do PT, as denúncias do deputado Henrique Fontana, que acusa correntes do partido de “inchar” o número de filiados aptos a votar, com o pagamento coletivo das contribuições partidárias.

* Ainda não vieram a público, e talvez não venham, mas em Santa Maria, conforme militante graúdo, também teria havido esse tipo de comportamento.

* Isto é: correntes pagaram os boletos de contribuição (R$ 10 é o que cobra o partido, semestralmente, de cada filiado) de vários filiados inscritos e que ganhariam o direito de votar, no processo eleitoral que ocorre em novembro.

* Na lista de aptos a votar estariam até militantes que deixaram o partido em direção a outros, como o PMDB e o PPL. Isso ainda vai dar o que falar. Nas internas, ao menos.

* Vem aí, no dia 23, mais uma edição do tradicional evento Cultura na Sedufsm. Desta vez, o assunto será Fernando Ferrari, considerado um dos grandes ideólogos do trabalhismo e com um legado considerável.

* Para o debate, vem inclusive o autor do livro que narra a trajetória do politico gaúcho. No caso, o filho dele, Fernando Ferrari Filho, professor de economia na UFRGS.

* Até pela esperada audiência maior que a habitual, o “Cultura na Sedufsm”, desta vez, sairá do auditório da sede da entidade e será realizado no plenário da Câmara de Vereadores.

luneta cesma* Continua, nesta segunda, o Ciclo Animações Japonesas – Reminiscências de Guerra, do Cineclube Lanterninha Aurélio, em parceria com o grupo Shin Anime Dreamers.

* Será apresentado o  longa “ Summer Wars” (confira, ao lado, uma imagem da obra), uma produção de 2009, dirigida por Mamoru Hoshada.

* “Summer Wars” foi o primeiro filme de animação japonesa a ser exibido no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde foi nomeado para o prémio Golden Leopard de 2009.

* A exibição do filme começa às 6 da tarde, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga 55. A entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo