Artigos

Maria de Lourdes Castro – por Vitor Hugo do Amaral Ferreira

Eis um texto que não queria escrever. Talvez mensagens póstumas nem devessem existir. Relatam sempre uma mensagem da perda recente e da saudade que se inaugura.

Maria para uns, Lourdes para outros, Maria de Lourdes para tantos, baixinha para o Dr. Adair, ou simplesmente a mãe do Rafa. Não foi a política que nos fez amigos, mas era o assunto que nos rondava em qualquer conversa. Por vezes até engraçado, ainda que não quiséssemos lá vinha ela, e a política voltava à pauta.

Das nossas conversas sempre ouvi a vontade de fazer uma Santa Maria diferente, nunca nada mirabolante, revolucionário, paradigmático; mas sim a leveza do simples, do singelo. Desconfio que hoje o grande desafio da política possa estar justamente nisso, recuperar suas diretrizes, reformular-se, reinventar-se. Ainda que seja próprio do ser humano, seres inquietos, a revolução das nossas mentes pode surgir do silêncio, da reflexão, já não mais inertes.

Os últimos anos nos fizeram amigos, os meses mais recentes nos aproximaram, nas últimas semanas dividimos o mesmo local de trabalho, e os últimos dias nos fazem distantes. Resta-nos a lembrança. Lembraremos da sua boa risada, do brilho no olhar, de quando tensa juntava as mãos ao rosto; lembraremos das suas convicções, que a fizeram lutar por políticas para crianças, idosos e mulheres, por saúde, pela qualidade dos serviços públicos; e dos seus desejos por uma política séria, diferente.

No seu último discurso, um primeiro passo à reflexão, clamou por união em detrimento ao individualismo; chamou pela ética; vez transparecer o desgosto, mas não esmorecia da vontade de lutar. Enquanto todos a escutavam, ouviu-se falar do civismo em culto à boa política e na ética como reflexão à moral.

Aqui, parafraseando-a, política é trabalhar buscando qualidade de vida com o coração na mão. Talvez estivesse certa, foi o coração que a tirou da política, mas são suas palavras que instigam a continuar. Partiu dizendo se isso não é possível, isso aqui não vale a pena. Fica a missão, independente de partidos e diferenças ideológicas, caminharmos ao encontro do impossível. Aí sim, isso aqui valerá a pena.

Vitor Hugo do Amaral Ferreira

[email protected]

@vitorhugoaf

facebook/vitorhugoaf

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Obrigada Victor Hugo Pelas palavras e digo mais…
    Vereadora Maria De Lourdes Castro,
    A Pequena Grande Mulher
    Éras uma Mulher Pequena
    Mas um Coração do tamanho do mundo
    Podia ser pequena
    Mas quando subia a tribuna se tornava GRANDE
    Nunca nestes 5 anos, repetiu os mesmos discursos
    Falava Serio, não repetia as palavras
    Ou verbos de outros vereadores
    Suas Palavras e seus discursos
    sempre tomaram rumos diferentes, com lógicas
    Sempre em Prol da APES, da Criança e do Adolescente,dos idosos, enfim de toda a Santa Maria.
    Em defesa da Mulher
    Com projetos que davam gosto de ler
    Nunca foi a tribuna falar DE
    Operação de Corte de Cabelo em Bairro,
    Sempre atendeu os Bairros e Vilas com Políticas Publicas
    E as ações que eram feitas, ficava para o Gabinete e a quem recebia,
    Politicas Publicas não é ir na Vila cortar, cabelo e depois ir na a tribuna encher o peito e dizer que foi uma grande ação.
    Nunca disse ” hoje visitamos tal Bairro, e fizemos uma ação lá.”
    Pra que?
    o povo viu e e isto bastava para ela. Isto meus senhores e Senhoras é fazer politica com seriedade, com ética, com certeza no que se fala, porque tenho visto Vereadores que pegam um assunto e falam todas as Sessões Plenárias, neste mesmo assunto e ainda pedem o Tempo de Liderança do Partido, ora Senhores o povo quer novos rumos para a POLÍTICA COM SERIEDADE, SEM FAZER CHACOTAS UNS DOS OUTROS O que leva estas picuinhas??? O povo ja esta bastante cansado disso.
    Uma política ,FRATERNA, UNIDA, E LUTANDO POR UM MESMO IDEAL. ESTA É A POLITICA QUE ELA ACREDITAVA.

  2. Obrigada Victor Hugo! Nós profissionais da Saúde Pública ficamos órfãos, pois a Maria de Lourdes estava sempre pronta para nos ajuda, independente de ser do partido da atual gestão. Foi uma perda irreparável!

  3. Obrigada Vitor Hugo por tudo que disseste da nossa querida vereadora Maria de Lourdes,era um exemplo de mulher, guerreira, decidida. Santa maria teve uma grande perda, pque a Maria tinha ainda muito a fazer por esta cidade.

  4. Agradecemos as tuas palavras Vitor Hugo.
    Nós da causa animaltambém ficamos órfãos, pois perdemos aquela que sempre estava pronta a nos ajudar nas questões que envolviam politicas públicas relacionadas aos animais.

  5. Obrigada, Vitor Hugo, tuas palavras descreve o quanto essa pequena grande mulher Maria de Lourdes fez pelas pessoas na nossa cidade, sei que toda aquele estilo..era o tamanho do amor ao qual ela dedicava aos idosos, as mulheres, as pessoas com deficiência sua bandeira maior…ficamos orfaõs…mas ficamos com a sua ideologia de vida ética, seriedade…mas DEUS leva sim as flores mais bonitas e perfumadas…continuaremos fazendo o BEM.

  6. Caro amigo e colega Vitor Hugo! Soubeste, com sinceras palavras, fazer uma verdadeira e justa homenagem à Verª. Maria de Lourdes Castro.
    Assim como você, tive o privilégio de conhecer e trabalhar com tão maravilhosa pessoa.
    Que identificou seu trabalho na luta por políticas públicas eficientes para crianças, idosos, mulheres, seja na área assistencial ou da saúde.
    Àqueles que não a conheceram como nós e pretenderam julgá-la, deixo meu sincero sentimento de pena. Pena sim, pois é o único sentimento que se pode ter de pessoas que foram cegadas por uma idéia errada que num momento de desespero deixaram seres sujos e oportunistas incutirem em suas mentes fragilizadas pela perda recente de entes queridos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo