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RODOVIAS. Prefeitura quer que veículos possam usar acostamento para desafogar tráfego no entorno de SM

A sugestão, que, se adotada, poderia desafogar o trânsito, é uma das feitas pela Prefeitura, para solução emergencial dos problemas de congestionamento nas estradas do entorno, inclusive a Faixa Nova para Camobi e…

Bem, para saber mais do que Cezar Schirmer conversou com a chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Liana Comassetto, confira o material produzido pela assessoria de imprensa do Gabinete do Prefeito. O texto é de Luiz Otávio Prates, com foto de Felipe Pires. A seguir: e

 “Prefeito propõe medidas à Polícia Rodoviária Federal para desafogar trânsito em rodovias da cidade

Schirmer e Liana: sugestões para facilitar o trânsito em SM e reduzir os congestionamentos
Schirmer e Liana: sugestões para facilitar o trânsito em SM e reduzir os congestionamentos

Minimizar os gargalos do trânsito nas rodovias que circundam Santa Maria e dar maior vazão ao fluxo de veículos em horários críticos. Esta foi a proposta do prefeito Cezar Schirmer ao protocolar, junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta quinta-feira (19), a solicitação para a utilização dos acostamentos da BR-158, entre os trevos do Castelinho e da Uglione. “Estamos tomando algumas medidas para tentar desafogar o trânsito nesta via, enquanto a duplicação não sai do papel”, explicou o chefe do Executivo.

A intenção é liberar o acostamento em horários de pico. De acordo com a chefe da 9ª Delegacia da PRF, Liana Comassetto, a via deverá ser sinalizada para que entre em vigor a alteração. “O nosso objetivo é fazer o trânsito fluir. Estamos buscando uma solução em conjunto”, salientou. Liana explica, ainda, que a velocidade dos veículos que trafegarem pelo acostamento deverá ser menor do que pela pista principal. “A partir do momento que liberarmos, precisaremos de uma conscientização da população”, frisou.

Outra solicitação feita pelo chefe do Executivo diz respeito à RSC-287. A proposta é transformar a Faixa Nova em sentido único, entre o Centro e Camobi, das 7h30 às 9h, e entre Camobi e o Centro, das 17h30 às 19h. A finalidade é desafogar o intenso trânsito de veículos nos horários de entrada e de saída da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – a exemplo do…”

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15 Comentários

  1. A poderosa Liana… É maior do que o Código?
    E acha que consegue “conscientização” desse povo?
    E não tem Superior?
    Outra coisa muito importante e séria que não foi comentada: O Prefeito quis desviar a atenção do povo;
    POR QUE RAZÃO???
    O pior ainda é que não tratam na raiz do problema.
    Qualquer um sabe que em dois anos a estrada não vai suportar, devido ao aumento incessante do número de veículos. Portanto, não tem outra solução. Acordem: Tem que parar de fabricar veículos!
    Segundo: Colocar coletivos de minuto a minuto. AÍ SIM, COM PREFERÊNCIA SOBRE OUTROS VEÍCULOS.
    Os grandes culpados Lula, Dilma e cia, que baixaram o preço de IPI, para facilitar a venda de veículos em até 100 parcelas. E o trânsito que se rale! E o povo…. doooormeeee ….

  2. Mortes a mais ou a menos pra esse (des)Governo nem faz diferença. Trate de botar outro oligopólio a administrar os ônibus para o Campus, ampliando e respeitando o cronograma de horários (os horários da ATU no site da UFSM são pura ficção).

    Aliás, a quinzena de “readequações” de horários do S.I.M. terminou, agora é todo mundo feito sardinha em pé nos ônibus, pra maximizar o lucro do empresário.

    Burmann, que já anda de reuniões no palacinho salmon, poderia ir vendo isso junto com DCE e sindicatos de servidores que tanto apoiaram sua candidatura.

  3. Já não bastaram o uso de tachões como redutor de velocidade, agora o uso do acostamento como pista de rolamento. Mania que algumas pessoas tem de fazer o que a lei não permite para resolver a falta de competência política.

  4. Agora o Prefeito quer Rasgar o Código de Trânsito, (Art. 193 e 202), já que não consegue resolver os gargalos e congestionamentos da circulação central da cidade, isso beira a piada de português !!!

  5. Vindo de quem diz de boca cheia que entende mais de engenharia que os engenheiros, que sabe mais de arquitetura que os arquitetos, mesmo sendo um reles adevogado que nunca precisou adevogar, não me surpreende. Talvez por isso é que a Hélvio Basso ficou aquela beleza, o Parque do Jóquei está uma maravilha, a piscina da Liberdade está uma maravilha, o Palotino e o 21 de abril vão ser duas obras marcantes, etc… E com os secretários que ele arruma, só dando palpite ele mesmo! Um mora na praia e trabalha três dias da semana, outro não sabe a diferença entre projeto e contrato, um terceiro tá a fim de mostrar serviço e agora multa até carrinho de mão mal estacionado, e o outro não sabe se vem, dá entrevista, desfila de carrinho malandro, e não faz nada…

  6. O prefeito nao assistiu o debate desta semana no 19, ali falaram do plano de mobilidade e a prioridade para o pedestre e transporte publico.

  7. Nós ciclistas não existimos para esse “governo”. Não chega o fiasco da “ciclovia” da Helvio Basso, estreita de mais para duas bikes cruzarem? Pedestres e ciclista, vamos aprender a voar…

  8. No acostamento nao. Parece ate brincadeira. Seguindo pela mesma linha, em 5 anos ja estaremos estacionando sobre a calcada. Ao contrario de propor esse absurdo, seria de maior competencia encaminnhar projetos para bem de utilizar verbas federais, pois recursos tem aos montes e nos santamarienses estamos chupando dedo.

  9. @ESTELA
    Exatamente isto que iria colocar. E as pessoas?? que não tem passeio publico para andar, como farão?
    Totalmente sem noção e indo ao contrario da tendência atual.
    Priorizar, os automóveis, em detrimento do deslocamento das pessoas.
    Cada dia que passa, o alcaide afunda-se mais, agora em diminuição dos neurônios.

  10. Quando alguem for atropelado, se ferir ou mesmo morrer, LEMBREM quem teve a idéia.
    E que o “autor” não apele para politicagem, pois ela começa neste exato momento, quando um prefeito pede uma ILEGALIDADE a um orgão federal que sabe da lei e nunca irá concordar.
    Acostamento tem desnível, não tem asfalto suficiente para rodagem, não tem largura mas principalmente tem PESSOAS que usam para se deslocar.

  11. Essa criatura nunca anda nas rodovias? Não tem a mínima noção da quantidade de pedestres que usam o acostamento como calçada? Parece que nem vive em Sta Maria, este indivíduo. Totalmente sem noção. Vergonha desse prefeitinho.

  12. Remendo inútil. Sobre o uso do acostamento, vai ser criado outro gargalo, no viaduto sobre a BR 287. Ali só pode passar um carro em cada sentido. E aí, como fica? O prefeito deveria cuidar dos carros da prefeitura que estacionam em locais proibidos e em vagas de idosos, de seus motoristas que andam em alta velocidade e sem cinto, entre outras coisas.

  13. So faltava mesmo propor uma infracao grave de transito, como trafegar no acostamento, para resolver um problema que pode e deve iniciar com outas medidas. Nao admira vir do nosso prefeito, que tem histórico de omissao fiscalizatória, agora a Policia Rodoviária? e o Detran, tambem vai aceitar isto. muitos acidentes à vista.

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