COVID-19. “Nós temos transmissão comunitária do vírus”, afirma Jorge Pozzobom, em “live” no Facebook

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto Divulgação AIPM/Arquivo), da Equipe do Site
Em menos de uma semana, os casos de covid-19 duplicaram em Santa Maria. No domingo (12), eram nove infectados com o novo coronavírus, enquanto que na quinta-feira (16) a Prefeitura confirmou 18 pessoas com a doença – além de um não residente na cidade.
De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), nenhum dos dez novos casos foram contraídos em viagens de santa-marienses.
“São dez novos casos aqui em Santa Maria, o que comprova o que já sabíamos e algumas pessoas não queriam acreditar: nós temos transmissão comunitária. Ou seja, em toda e qualquer parte da nossa cidade, hoje, pode estar o vírus andando”, disse Pozzobom em live no Facebook.
Nesta sexta-feira (17), o prefeito apresentará um novo Decreto que endurecerá as regras contra a propagação do vírus. Uma das medidas será o uso obrigatório de máscaras no município, inclusive para ir aos bancos ou supermercados. A determinação irá valer a partir de sábado (18).
Até então, o uso de máscaras pela população era uma recomendação da Prefeitura. Porém, segundo o tucano, as pessoas não aderiram à prática.
O decreto também deverá trazer novidades em relação à abertura gradual do comércio, com normas rígidas de segurança.
Vai fornecer as mascaras? Estão faltando nos hospitais, não existe no comércio. Em SP (situação muito pior) existe só a recomendação. SM com 280 mil habitantes e 18 casos vira obrigação. População não aderiu porque as mascaras não existem e as feitas em casa são praticamente inúteis. Cladistone pode decretar a obrigatoriedade do uso de disco voador na mobilidade urbana.
Novos casos incluem profissional da saúde, não contaminou ninguém? Uma coisa é não divulgar a origem, não buscar determinar a mesma, outra é decretar transmissão comunitária para se eximir do serviço.
Cidade tem mais de 500 casos suspeitos. Alguém já ouviu que a prefeitura estava fazendo algo para conseguir mais testes? Não.
Eis uma coisa que ninguém duvida, a incompetência do governo municipal.
Cientifico, ciência, ciência cientifico. Depois destas palavras ninguém pode contestar os argumentos.
Virou moda governantes fazerem anuncios em rede sociais pessoais.
Governantes deveriam se manifestarm em canais oficiais e só por eles.
Virou moda, também, dar spoiler de medidas que serão decretadas. Ora, decrete-as antes de anuncia-las e, se for o caso, com prazo para adequação.