CongressoPolítica

SENADO. Depois do “esforço concentrado”, vem aí a apreciação da PEC do voto aberto obrigatório. Bem…

Os senadores se vangloriam do sucesso do chamado “esforço concentrado” desta semana encerrada na sexta. Votaram um punhado de propostas que estavam trancadas, a maioria delas por falta de vontade política, mesmo. Entre as aprovadas, a tal minirreforma eleitoral, que ainda vai para a Câmara e é improvável que seja apreciada em tempo de valer para 2014.

Agora, a ideia é votar, nos próximos dias, a PEC do voto aberto, já aprovada pelos deputados. Porém, há controvérsias e mudanças poderão levar a um retorno à Câmara. Pooois é. Ah, para saber mais, confira a pauta da semana, em material produzido e distribuído pela Agência Senado. A seguir:

 “PECs da música e do voto aberto estão na pauta do Plenário

Depois de uma semana de esforço concentrado, com a aprovação da minirreforma eleitoral (PLS 441/12), o Senado deve continuar a discutir na próxima semana, a PEC do Voto Aberto (PEC 43/2013). A PEC teve a primeira sessão de discussão na quinta-feira (19) e ainda é polêmica, tanto no mérito quanto na tramitação. Outra matéria na pauta do Plenário é a PEC da Música (PEC 123/2011), que deve ser votada em segundo turno pelos senadores.

A polêmica com relação ao voto aberto é o alcance desse tipo de votação, já que a PEC acaba com o voto secreto em todas as votações no Legislativo. Alguns senadores temem pressões do Executivo com o voto aberto nas votações de vetos presidenciais e de indicação de autoridades. Outros argumentam que o povo precisa saber como votam seus representantes em qualquer situação. As divergências sobre o mérito fizeram com que o relator, Sérgio Souza (PMDB-PR) alterasse mais de uma vez seu relatório na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Além dessa polêmica, há discordância sobre a forma de tramitação da PEC. Na última quinta-feira, parlamentares como Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Walter Pinheiro (PT-BA) defenderam a aprovação de calendário especial, para tornar a tramitação mais rápida. Já Aloysio Nunes (PSDB-SP) se disse contra o calendário especial e defendeu uma discussão aprofundada do tema…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo