CidadaniaEconomiaPolítica

SOCIEDADE. Dilma faz balanço do Bolsa Família, que chega a 10 anos beneficiando 13,8 milhões de famílias

O Bolsa Família é um benefício que, hoje, ao completar uma década, atende a cerca de 50 milhões de brasileiros e que, ao longo do tempo, permitiu que 36 milhões saíssem da pobreza extrema. É contestado internamente – mas por setores bem específicos, localizados na classe média e na mídia -, embora tenha ampla aceitação internacional, inclusive nos países mais ricos.

Goste-se ou não dele, é fato que se trata de programa inclusivo, permitindo a ascensão, inclusive de mais gente, como por exemplo os que ganham com um amplo espectro de consumidores novos que surgiram na economia e, por tabela, gerando renda e emprego.

Um balanço do Bolsa Família foi feito hoje pela presidente Dilma Rousseff, em seu programa semanal retransmitido por centenas de emissoras de rádio do país. Um bom resumo do que ela falou está em material produzido e distribuído pela Agência Brasil. A reportagem é de Thaís Leitão. A seguir:

Dilma diz que Bolsa Família mudou a cara do Brasil

A presidenta Dilma Rousseff fez hoje (16), ao participar do programa semanal Café com a Presidenta, um balanço dos dez anos do Bolsa Família. Ela dissse que nesse período o programa “mudou a cara do Brasil”, ao retirar milhões de brasileiros e brasileiras da pobreza, e que hoje 13,8 milhões de famílias recebem o benefício.

“Isso significa 50 milhões de pessoas que passaram a viver com dignidade, que conquistaram uma vida melhor. Com esse programa, 36 milhões de brasileiros e de brasileiras saíram e se mantêm fora da pobreza extrema”, disse Dilma, ressaltando que para implantar o Bolsa Família foi preciso enfrentar críticas, como as de quem chamava o programa de “bolsa esmola”. A presidenta lembrou que, durante a última década, o Bolsa Família foi ampliado e aperfeiçoado e hoje é o maior programa de transferência de renda do mundo. 

“Não basta o PIB [Produto Interno Bruto] crescer, não basta a economia crescer, tem de crescer para todo mundo. Um país desenvolvido é um país que tem toda a sua população vivendo com dignidade”, acrescentou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo