DE ÚLTIMA HORA. No mapa da deserção, chegou a 48 o número de congressistas que viraram a casaca
É verdade que ainda faltam pouco mais de duas horas. E, como o registro é feito via internet, pelos partidos, o número ainda pode mudar. Mas o fato é que, até aqui, quase 50 congressistas, a maioria deputados federais, e também dois senadores, viraram a casaca. Foram em busca de melhores ares (eleitorais) em siglas diversas daquelas que os elegeram, há três anos.
A grande maioria foi para siglas recém-formadas (PROS e Solidariedade) e, portanto, não correm o risco de perder o mandato. Para saber mais desse mapa (que não inclui deputados estaduais, vereadores e prefeitos – que também tinham a mesma prerrogativa), confira material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Wellton Máximo. A seguir:
“Congresso registra mudança de partido de 46 deputados e dois senadores
Desde 24 de setembro até o fim da tarde deste sábado (5), 46 deputados e dois senadores migraram de legenda. Pela legislação eleitoral, hoje é o último dia para que os parlamentares que desejam disputar a eleição no próximo ano troquem de partido.
De acordo com a Mesa Diretora da Câmara, o Solidaridade (SDD) recebeu 21 deputados, e o Pros, 13. Os dois partidos tiveram a criação autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 24. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa, dois deputados que migraram para o SDD estão licenciados e 19 estão em exercício.
Em seguida vêm PP, com quatro deputados, e PSB, com dois. PMDB, PSDB, DEM, PR e PSD ganharam, cada um, um deputado. A Secretaria-Geral da Mesa Diretora não forneceu à Agência Brasil a relação dos nomes e dos partidos de origem dos deputados.
De acordo com a Mesa Diretora da Câmara, o levantamento ainda não é definitivo porque parlamentares que registraram a filiação na Justiça Eleitoral podem comunicar a troca de legenda à Casa no início da próxima semana. A Secretaria-Geral da Mesa funcionou em esquema de plantão até as 18h30 de hoje para registrar a troca de partidos…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.