CinemaCultura

EM 1ª MÃO. Organização do SM Vídeo e Cinema anuncia Festival e Mostra Internacional em 2014

O sítio teve acesso a documento que será tornado público a qualquer momento pela ONG Santa Maria Vídeo e Cinema, promotora e realizadora do festival que já aconteceu 11 vezes na boca do monte, com repercussão nacional, no mínimo.

São duas as informações básicas. A primeira é a manutenção do festival. A segunda é o anúncio da realização de uma Mostra Internacional de Cinema. Ah, e também, ainda sem fixar a data exata, quando os dois eventos acontecerão. Confira, a seguir, o documento que é assinado pela ONG:

Prezado e prezada participante e público do Santa Maria Vídeo e Cinema,

A Comissão Organizadora do festival entra em contato para esclarecer e informar alguns pareceres.

O Santa Maria Vídeo e Cinema – SMVC é um festival que ocorre em Santa Maria, cidade central do estado do Rio Grande do Sul.  O festival tem características cineclubistas e já realizou 11 edições, tendo como principal objetivo democratizar o acesso do público ao audiovisual. 

Temos parcerias com festivais nacionais e internacionais, como o Festival Internacional – Oberá em Cortos, de Missiones, Argentina, que há sete anos realiza intercâmbio com Santa Maria.

Da mesma forma, somos parceiros de várias entidades como a CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, a UFSM –  Universidade Federal de Santa Maria, o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC, a FICC – Federação Internacional de Cineclubes e o Fórum Entre Fronteiras.

Também exibimos as produções inscritas no festival, sempre com entrada franca, em escolas, associações comunitárias de bairros e vilas da cidade e cineclubes do estado, Brasil e exterior.
Com a finalidade de democratizar ainda mais o acesso do público ao Festival, começamos a transmitir, nos últimos anos, parte da programação pela web. Nas duas últimas edições, transmitimos integralmente toda a programação também na internet. 

Temos a alegria de proporcionar nove edições também em praça pública, no caso, a Praça Saldanha Marinho, um local histórico e democrático de Santa Maria, que certamente acolherá outras edições do festival.

Já homenageamos importantes realizadores do país; promovemos encontros e seminários entre público, diretores, atores, críticos,  acadêmicos e professores; e  abrimos espaço para novos e experientes realizadores .  

Contamos com a colaboração de inúmeros amigos e amigas, empresas parceiras e colaboradores que, desde 2002, acreditam na possibilidade de ter um festival no interior do país, com um amplo espaço democrático de discussão e de radical coerência com sua proposta: fazer chegar ao público, as mais diferentes propostas audiovisuais.

O SMVC se orgulha de ter sido pioneiro em muitas discussões, através do Seminário Gaúcho de Cinema, que proporcionaram as Cartas de Santa Maria, com reivindicações para o audiovisual gaúcho e brasileiro, que hoje são realidade. 

Integramos o Fórum Entre Fronteiras desde seu surgimento e, por meio do fórum, fazemos uma intercambio audiovisual na América Latina.

Já sediamos dois Encontros Ibero-Americano de Cineclubes, uma Jornada Nacional e duas Pré-Jornadas de Cineclubes Brasileiros. 

O SMVC sempre contou, para sua realização, com recursos públicos e privados principalmente das leis de incentivos do município, do estado e federal. Tendo todas as suas contas sempre aprovadas.

Por uma série de fatores salientamos que, nas últimas edições, tivemos dificuldades na captação de recursos. Diante disso, queremos informar que o festival está em reestruturação e com muitas novidades sendo planejadas.

O que podemos adiantar é que o festival Santa Maria Vídeo e Cinema passará a ser realizado sempre no primeiro semestre de cada ano e a Mostra Internacional de Cinema, uma mostra não competitiva, será realizada no segundo semestre com filmes convidados. Para a 1ª mostra a curadoria esta trabalhando com o tema América do Sul e, em breve noticiaremos as datas dessa mostra.

Atenciosamente,

SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA – RS

www.smvc.org.br

[email protected]

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo