Ministério PúblicoSanta MariaTragédia

KISS. Os 3 caminhos possíveis para o processo cível, que poderá ser reaberto pelos Promotores de Justiça

Subprocurador conversou com os familiares que estavam fora do prédio do MP, antes...
Subprocurador (E) conversou com os familiares que estavam fora do prédio do MP, antes…

Há dois fatos objetivos, neste momento, em relação ao processo cível da tragédia, e que arquivou denúncias contra servidores públicos municipais, inclusive o prefeito Cezar Schirmer. Um é a existência de dois inquéritos policiais, em fase de conclusão, e que trazem novas informações. Outro é o reexame do caso a partir dessa circunstância.

A partir daí, são três possibilidades. Uma é que os promotores analisem o resultado dos inquéritos e decidam abrir ação por improbidade administrativa contra os agentes públicos. Outra é solicitarem novas diligências à polícia. A terceira é manter o que está hoje, isto é, o arquivamento definitivo do caso.

Tudo isso ficou muito claro nesta terça-feira, dia em que esteve na cidade o Subprocurador Geral de Justiça, Ivory Coelho Neto. Ele conversou com familiares das vítimas e obteve ao menos um resultado: foi desfeito o acampamento em frente à sede local do Ministério Público.

Quem conta essa história direitinho, com amplos detalhes é o repórter Luiz Roese (texto e fotos), em material que deve ser publicado também na versão impressa do jornal A Razão nesta quinta-feira. Acompanhe:

Após reunião com subprocurador do MP, familiares de vítimas desmontam vigília

Por enquanto, os familiares de vítimas da Kiss se deram por satisfeitos com as explicações do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto, após reunião realizada na tarde desta quarta-feira, no Ministério Público (MP) de Santa Maria. Por isso, a vigília em frente à sede do MP, na Alameda Buenos Aires, foi desmontada no final da tarde.

“A associação se dá por satisfeita com seus pedidos”, decretou o advogado Luiz Fernando Smaniotto, que representa a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), referindo-se à solicitação feita ao Conselho Superior do MP para o inquérito civil da tragédia não fosse arquivado em relação a integrantes da prefeitura. No dia 16 de setembro, ele entregou novas informações ao Ministério Público, a partir de dois novos inquéritos em andamento na Polícia Civil.

No dia 10 de outubro, por determinação do Conselho Superior do MP, o inquérito civil sobre a tragédia da Kiss retornou para análise dos promotores Maurício Trevisan e Ivanise Jann de Jesus, de Santa Maria. Como os novos dados são resultantes de dois inquéritos da Polícia Civil ainda em andamento, Maurício e Ivanise, que está de férias, aguardam a conclusão das investigações para começar a fazer sua análise. De acordo com Ivory Coelho Neto, que é santa-mariense, os promotores não tem um prazo estipulado para terminar o trabalho, por conta da complexidade do caso.  

Daqui para a frente, há três possibilidades: que os promotores analisem o material e decidam abrir uma ação por improbidade administrativa contra agentes públicos; eles podem pedir novas diligências; e, ainda, podem novamente pedir o arquivamento do caso, o que levaria a uma nova análise do Conselho Superior do MP.

Sobre o pedido para que fossem trocados os promotores responsáveis pelo inquérito civil, Ivory explicou que os representantes do MP têm a garantia, conforme determina a Constituição, da inamovibilidade, ou seja, eles não podem ser removidos do caso, o que também é aplicado aos juízes. Uma das possibilidades é se houver novo pedido de arquivamento e o Conselho Superior do MP tiver uma opinião diferente. Aí, então, o conselho, normalmente, designa outro promotor para cuidar do caso.

Outra alternativa que pode surgir a partir da conclusão dos inquéritos da Polícia Civil é um novo processo criminal em relação à Kiss, a partir do que foi constatado. As duas investigações apuram supostas fraudes em documentos apresentados pelos donos da boate Kiss para a obtenção de alvarás e a aceitação por parte do município desses documentos que estariam em desconformidade com a legislação. Um deles está centrado em uma possível fraude no Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e no laudo acústico da Kiss. O outro investiga se houve omissão da prefeitura de Santa Maria no que se refere à poluição sonora e ao descarte indevido de resíduos pela Kiss. O trabalho deve ser concluído nos próximos dias.

Em sua visita, o subprocurador chegou a conversar com familiares que participavam da vígilia em frente ao MP. Da reunião, participaram oito parentes de vítimas, além de dois advogados dos familiares e o promotor criminal Joel Oliveira Dutra.

Agora, os familiares de vítimas estão tentando agendar uma reunião com o promotor Maurício Trevisan, um dos responsáveis pelo inquérito civil. Na próxima quarta-feira, eles terão um encontro para definir as próximas ações. “

...da reunião ao fim da qual ficou decidida a desmobilização provisória dos acampados
…da reunião ao fim da qual ficou decidida a desmobilização provisória dos acampados

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DO JORNAL A RAZÃO, CLIQUE AQUI.

CONFIRA TAMBÉM A REPORTAGEM “MP retoma inquérito da Kiss que investiga servidores de Santa Maria”, PUBLICADA PELO G1 E ASSINADA POR Caetanno Freitas (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. “Conta a história direitinho” e jornalista na mesma frase é perigoso.
    O problema aqui é uma diferença de pontos de vista. Não existe relação de causalidade entre o que foi citado (EIV, poluíção sonora e descarte de resíduos) e a tragédia. Estes fatores podem resultar em crime ambiental, falsidade ideológica, etc. Na improbidade tem que aparecer o ato de ofício.
    Por outro lado, algumas pessoas acreditam que, se o estabelecimento não estivesse funcionando, o fato não teria ocorrido. E qualquer fator que possibilitou o funcionamento tem relação com o acontecido. Não tenho certeza se é assim que funciona.
    Vamos ver no que dá.

  2. Gostaria de consolar os pais das vitimas, dizer que os politicos são todos uns anjos, por esse motivo com certeza vai ser arquivado o inquerito, poi ja tem os bois de piranha, esses é mais dificil se defender, e alguem tem que pagar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo