AssembleiaCâmara de VereadoresCongressoEstadoPolíticaPrefeituraSaúde

LUNETA ELETRÔNICA. Demagogia ou…, Schirmer no DF, Tarso e o Regional, Anita volta, novas comunas…

* Quatro projetos de lei foram protocolados no Legislativo sexta-feira. Todos constam do Boletim Legislativo 60/2013, que também traz a Ordem do Dia para a sessão desta terça.

* Um deles, de origem no Executivo, Autoriza o Município a contratar pelo prazo de 20 anos, financiamento de R$ 9,9 milhões, via Caixa Econômica Federal, para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

* O editor apurou, junto a fontes da Prefeitura (a íntegra do projeto ainda não está no sítio da Câmara) que se trata de obras de infraestrutura, inclusive asfaltamento de ruas.

* Já outro projeto, bem, como dizer que não se trata de demagogia? Bueno, vai que não seja, o leitor que julgue. Ah, seu autor é o tucano Coronel Vargas.

* Segundo a proposta, será dada “oportunidade para a mulher escolher o local mais próximo de casa para descer do ônibus, desde que não saia do itinerário habitual.” Poois é.

* Quanto aos projetos a ser votados nesta terça, um deles é o do vereador João Kaus, do PMDB, que limita o número de moções/ano para cada parlamentar.

* Uma boa notícia, na Câmara, é o retorno de Anita Costa Beber. Ela ficou três dias no Hospital da Unimed, de onde recebeu alta no domingo.

* Segundo nota PUBLICADA na versão online do Diário de Santa Maria, citando a assessoria de Anita, ela retorna ao parlamento já nesta terça.

* Já na Assembleia, são 21 as MATÉRIAS em condições de ser votadas nesta semana. E apenas uma tem que ser votada antes das demais, por tramitar em regime de urgência.

* É o PROJETO DE LEI (PL) 235 2013, do Poder Executivo, que, institui o Programa Parceria Ambiental no âmbito da Fundação Zoobotânica do Estado.

* De todo modo, quantas e quais propostas serão votadas só se saberá no final da manhã desta terça, após reunião dos líderes partidários com a direção do Legislativo.

* Saúde será o tema do próximo diálogo do governador Tarso Genro nas redes sociais. O Gabinete Digital transmitirá ao vivo uma mesa redonda com o governador e convidados sobre a situação da saúde no RS.

* Será no dia 22 de outubro, a partir das 3 e meia da tarde. Tarso também dará um retorno aos comentários e questionamentos sobre o Hospital Regional de Santa Maria.

* A obra foi a mais comentada, entre os projetos estratégicos do estado, na interface de monitoramento colaborativo “De Olho nas Obras”, desde o seu lançamento.

* Para conversar e responder às questões enviadas através das redes sociais, também estarão presentes o secretário-geral de Governo, Vinícius Wu, e o secretário da Saúde, Ciro Simoni.

* O Senado deve votar nesta terça o projeto que faz retornar às Assembleias Legislativas, mediante alguns critérios, a responsabilidade legal pela criação de novos municípios.

* Cálculos preliminaries dão conta que, em todo o País, há mais de mil comunidades que pretendem emancipar-se. O Rio Grande do Sul, aliás, tem um punhado delas.

* Se for aprovado, e não houver mudanças em relação ao que já foi chancelado pela Câmara dos Deputados, em junho de 2011, o projeto vai à sanção presidencial. A conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Preconceito! O problema de segurança atinge a TODOS, inclusive idosOS e jovens.
    Então que a partir da 22 hs nao se tenha nenhuma parada.
    Podem limitar o direito para mulher e daí é implora para travestis tambem exigirem e eles estarão certos…
    Preconceito limitar a um grupo.

  2. @GEF
    “Descobri que a cidade tem problema de auto-estima, anda deprimida”
    Descobriu o “caminho de compostela”
    Qual sera o motivo, desta depressão??
    E por que o sindico, não cuida disto tambem???
    Talvez esteja preocupado, com os novos inqueritos policiais, em andamento.

  3. Na minha humilde opinião o projeto do Vargas tem o objetivo de ampliar as medidas e ações de prevenção da violência contra a mulher e de proteção desta. Creio que ele pretende editar legislação específica para estabelecer que, a partir das 22 horas, os veículos utilizados para a prestação do serviço de transporte coletivo urbano da nossa cidade parem para possibilitar o desembarque de pessoas do sexo feminino em qualquer local onde seja permitido estacionamento, no trajeto regular da respectiva linha, mesmo que nele não haja ponto de parada regulamentado.
    Tal medida será de grande importância e alcance social, pois contribuirá significativamente para o aumento da segurança das mulheres que utilizam o transporte público urbano para os seus deslocamentos em período noturno, por permitir o desembarque mais próximo de seu destino.

  4. Projeto do vereador Vargas é cópia da legislação que já existe em muitos outros municípios. Se o horário de 22h é mencionado, coisa que o insigne jornalista não informou.
    Hospital regional que ninguém sabe como vai funcionar depois de pronto? Descobri que a cidade tem problema de auto-estima, anda deprimida. Por isto tem gente que se preocupa com este detalhe. Deveríamos estar comemorando o prédio vazio, com toda sua utilidade. Descobri também que as pessoas empilhadas nos corredores dos hospitais deveriam ficar contentes porque pelo menos estão sendo atendidas. Não é culpa do hospital (óbvio). Nem de ninguém. Porque o SUS é perfeito, funciona. Não tem problema de gestão e nem de falta de recursos. Não faltam AIH’s. Quem achar ruim está deprimido. Precisa se mais “otimista”.
    Tem gente que acredita que suceder nos empreendimentos é pecado em Santa Maria. Não é. Dr. Mariano, por exemplo. Um grande veículo de comunicação promoveu a eleição dos maiores gaúchos do século XX anos atrás. Quem foi o mais votado? Dr. Mariano. Como foi a eleição? Esqueceram? É uma pequena homenagem. Mas conta.
    (NOTA DO SÍTIO – a questão do horário, 22h, não foi citada pelo editor porque não consta do Boletim Legislativo em que se baseou a nota. Atenção, isso é apenas informação. Sem juízo de mérito do editor)

  5. Q falta de criatividade do edil Vargas … E disser q recebe para apresentar um projeto desta categoria … Por favor !!!

  6. Demagogia estabelecer que mulheres no período após as 22 horas possibilitem o desembarque em qualquer local onde seja permitido estacionamento, no trajeto regular da respectiva linha? Acredito que não, apenas amplia ações de prevenção de violência contra a mulher.

  7. Essa do tucano “Coronel Vargas”, realmente é dose. Já que é assim, porque também não os IDOSOS, os DOENTES, as CRIANÇAS…?
    Até esperaria algo dessa natureza se partisse do irmão do BOM. Mas do CORONEL?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo