Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EconomiaNegóciosSanta Maria

PÓLO DE DEFESA. Agência de Desenvolvimento e Comitê da Indústria discutem demandas do Exército

Cerca de 150 pessoas participaram do evento, entre autoridades, especialistas e empresários
Cerca de 150 pessoas participaram do evento, entre autoridades, especialistas e empresários

Foi ontem, aqui, numa promoção da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm). A discussão se deu a partir da convicção de que a cidade pode ser, sim, um Pólo da Indústria da Defesa, e a KMW, nesse caso, parece ser (na opinião deste editor) a referência.
Mas, como foi o encontro, quem dele participou e o que foi debatido? Acompanhe os detalhes, no material produzido pela assessoria de comunicação da Adesm. O texto e a foto são de Marielle Flôres. A seguir:

ADESM participa de seminário sobre demandas do Exército Brasileiro

Aconteceu nesta terça-feira, 01, o Seminário sobre “Demandas do Exército Brasileiro: Tecnologias, Produtos e Serviços”. O evento, que foi promovido pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), em parceria com Comitê da Indústria de Defesa e Segurança (COMDEFESA) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), e com apoio do Comando Militar do Sul, por intermédio da 3ª Divisão de Exército, reuniu cerca de 150 pessoas, entre militares e empresários do setor.

As atividades iniciaram às 10h no quartel do 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) com as boas-vindas do Comandante Militar do Sul, General de Exército Carlos Bolivar Goellner, seguida pelas apresentações dos Comandantes do Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação – Sul/Núcleo Centro de Treinamento de Combate – Sul (Nu CAA-Sul/Nu CTC-Sul), Coronel de Cavalaria Giovany Carrião de Freitas, e do Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), realizada pelo Tenente Coronel de Cavalaria, Marcelo Carvalho Ribeiro. Após as apresentações, os participantes visitaram as instalações do CI Bld.

Em sua fala, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, reforçou a vocação militar do município e destacou a importância do evento para a consolidação do Complexo de Inovação das Indústrias da Defesa:

– É incontestável a expressão militar de nossa região e o quanto nosso polo de conhecimento pode contribuir para o fortalecimento deste setor. Desejo que este encontro seja um marco para nosso país no que diz respeito aos avanços tecnológicos nas forças armadas.

 À tarde, após a abertura do seminário, uma série de palestras de oficiais generais do Ministério da Defesa, do Alto Comando do Exército e lideranças empresariais locais, regionais e nacionais, como a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) foram apresentadas aos participantes.

Segundo o Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, alguns dos principais objetivos do seminário como reunir os grandes interessados em desenvolver e consolidar um Polo de Defesa e segurança do Rio Grande do Sul, visando ampliar a competitividade no segmento foram alcançados neste dia de articulações:

– A realização deste evento em Santa Maria reforça ainda mais nosso potencial para consolidar a região como um Polo Tecnológico de Defesa. 

Prova disso é que, ao final do encontro, o Diretor Presidente da ADESM, Vilson Serro, ao destacar e agradecer a presença dos generais e demais participantes do evento, compartilhou com os presentes algumas resoluções que se concretizaram no dia de hoje.

Segundo Serro, com o apoio e parceria da FIERGS, foi formalizado o Comitê da Indústria de Defesa em Santa Maria, que passará a se reunir no Município para dar continuidade às articulações que já foram iniciadas há algum tempo:

– E, motivados pelos resultados que obtivemos hoje, recebemos a notícia de que este evento se tornará anual em Santa Maria. Saímos daqui com mais vontade de trabalhar por nosso município, pela região, pelo nosso país.

Os temas apresentados foram:

 – A atuação com COMDEFESA FIERGS na indústria gaúcha – Maj Brig Ar Raul José Dias – Assessor do COMDEFESA FIERGS

 – A Estratégia Nacional de Defesa – General de Exército SÉRGIO WESTPHALEN ETCHEGOYEN, Chefe do Departamento Geral do Pessoal;

 – Os desafios das Forças Armadas para a modernização dos Materiais de Emprego Militar – General de Exército ADRIANO PEREIRA JÚNIOR, Chefe de Logística do Ministério da Defesa;

 – As principais demandas logísticas para atender os Projetos Estratégicos do Exército, General de Exército MARCO ANTÔNIO DE FARIAS, Comandante Logístico; e

 – Projetos e demandas do Comando Militar do Sul – foco em Santa Maria – General de Exército CARLOS BOLIVAR GOELLNER, Comandante Militar do Sul.

 – Apresentação ABIMDE: O papel da Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa, Odilon Lobo de Andrade Neto, representando a Diretoria da ABIMDE

 – Apresentação FINEP: Plano de Apoio Conjunto INOVA AERODEFESA, João Florêncio da Silva, Chefe Substituto do Departamento de Indústria Aeroespacial, Defesa e Segurança da FINEP

 – Apresentação do Polo de Defesa de Santa Maria: Informações Socioeconômicas do Município, Histórico de Ações, ADESM, TECNOPARQUE, Diogo De Gregori, Superintendente Executivo da ADESM

 – Cases locais:

 – APL Centrosoftware (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Central), Santos Viana

– APL Metal Centro (Arranjo Produtivo Local Metal Mecânico da Região Centro do RS), JulioKirchof

– SMDH – Santa Maria Design House, Porf. João Baptista dos S. Martins

– KMW do Brasil Sistemas Militares Ltda – Christian Böge”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

10 Comentários

  1. Bom dia Claudemir
    Sou pesquisador aqui do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense. O meu tema de interesse é sobre a Base Logística de Defesa na qual está inserida a indústria de defesa. Como posso ter mais detalhes deste encontro e sobre a evolução do Polo de Defesa em Santa Maria?
    Att
    Pedro

  2. Seria interessante se informar antes de falar bobagens aqui: a KMW reafirmou ontem que não vai embora, apesar dos entraves burocráticos e de incomPeTência da Fepam, órgão da alçada do governo estadual e responsável único pelo atraso do licenciamento do empreendimento. Até sítio arqueológico os caras enxergaram na área adquirida, um potreiro de gado leiteiro há mais de cem anos! Em nenhum momento a KMW acusou a prefeitura de incompetência 9apesar de sabermos que tem de sobra, em alguns setores!)

  3. Olha, é mais um sonho que morre na praia em SM, os alemães dos blindados já estão considerando abandonar a cidade por pura incompetência da prefeitura, e ainda estão falando em polo de defesa ????

  4. Gastar tempo e dinheiro com POSSIBILIDADES antes de ajeitar a triste realidade das vitimas é quando Kiss e Polo de Defesa se encontram, gastem recursos dando tratamento digno e de verdade para as vitimas, depois se preocupem com fazer defesa de guerra virtual.

  5. Vou desenhar: sou contra polo de defesa, escrevi abaixo.
    Nao vi NADA da ADESM em favor da Kiss. Todas instituições fizeram algo.
    O prefeito nao abriu sindicância INTERNA para apurar ERROS, que houveram.
    Politicagem existe em todos atos, até quando se acusa outro como forma de desviar o tema.
    Tática do prefeito, que a qualquer critica diz que é política… E podem até ser… Qual o problema? ELe nao esta no cargo por causa de POLÍTICA?
    Ou ele é herdeiro e tem poder divino?
    Foi eleito,ganhou e NAO ganhou votos, mas no caso da Kiss e do Polo de Defesa, minhas opiniões sao pessoais e achava que era claras.
    Quer ver política? Pode ver, política pessoal, minha.
    Entendeu ou quer um esquema?

  6. Respeito a opinião dos outros, mas Jaci Borreau, uma coisa em nada tem a ver com a outra. Isto é, a Kiss em nada tem a ver com esse assunto, NADA.

    Se tem problemas com relação ao tratamento dos pacientes, e tem, notório existe, devem ser resolvidos, afinal, não estamos falando só de prefeitura nesse caso da Kiss, mas sim, e principalmente do Governo Federal, que prometeu mundos e fundos depois do incêndio e sumiu depois. Tanto é verdade que reconheceram isso, 8 meses depois!

    Ademais, a cidade nao pode e nao deve ficar chorando o resto da vida. As coisas precisam andar, a vida continua, a tua vida continua etc. Veja que isso nao quer dizer para esquecer, jamais! E jamais sera esquecido!

    Agora, se tu esta colocando politicagem no meio, bem, ai é outro problema.

  7. Sou contra polo de defesa, isto envolve armamento, sou da paz.
    Quandotiver uma guerra, vai ser o Pólo de Defesa o primeiro a ser atacado.
    BAITA vantagem ser o pólo.

  8. O De Gregório, futuro prefeito, só anda com grandão, general..
    Pelas vitimas da Kiss o que esta sendo feito pela ADESM?

  9. Falar de DEFESA é falar de ATAQUE.
    Tivemos um ataque que resultou na morte de de 242 pessoas, centenas de feridos e o prefeito nada fez.
    Reunião para criar pólo de defesa o prefeito e a ADESM organizam, pela saúde das vitimas ninguém participa.
    Fácil ver as prioridades… Com desenvolver com muita gente ainda tendo que se tratar a base de chás.
    Cadê a ADESM e o prefeito quando o assunto é saúde?
    O fórum da saude tem tido reuniões?
    DEFENDAM a saude do povo. Este sim atacado pela falta de recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo