SAÚDE. Reunião na capital apoia filantropia do HC e ampliação de serviços de alta complexidade pelo SUS
Uma reunião importante aconteceu, no final da manhã, na secretaria estadual de Saúde, em Porto Alegre. Entre os presentes, além do secretário Ciro Simoni e do líder do governo Valdeci Oliveira, também um enviado do próprio governador, seu assessor especial Caleb de Oliveira.
Isso sinaliza a importância que Tarso Genro deu ao encontro, com a participação da direção do Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, inclusive o seu provedor, Walter Jobim Neto. Do que se tratou? Da filantropia da instituição e também da ampliação dos serviços de alta complexidade, que o HC tem amplas condições de oferecer, desde que contratualizado, pelo Sistema Único de Saúde. Mais informações chegam através da assessoria de imprensa do deputado Valdeci. O texto e a foto são de Tiago Machado. Acompanhe:
“Valdeci defende filantropia e alta complexidade para Santa Maria
A pauta original da reunião era a filantropia do Hospital de Caridade. Porém, os assuntos tratados, nesta quarta (23), em Porto Alegre, entre o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, o deputado Valdeci Oliveira (PT), o assessor especial do governador, Caleb de Oliveira, a titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ilse Melo, e o provedor do Hospital de Caridade, Walter Jobim Neto, evoluíram para uma análise geral da situação da rede hospitalar de Santa Maria.
Primeiro tema tratado, a mobilização pela manutenção do certificado de filantropia do Caridade ganhou apoio irrestrito do secretário Ciro. Logo no início da reunião, de maneira direta, o deputado Valdeci Oliveira demonstrou a gravidade da situação. “A perda da filantropia não seria péssima só para o município e a região. Seria danosa para todo Estado, a partir da perda dos atendimentos do SUS que são prestados”, afirmou.
O deputado também relatou que tratou do tema pessoalmente com o governador Tarso Genro, o qual recebeu todas as informações sobre a situação da filantropia do hospital santa-mariense. “O governador demonstrou apoio político e institucional imediato a nossa mobilização. Tanto que enviou o Caleb (assessor especial do Piratini) para esta reunião”, afirmou.
O secretário Ciro Simoni garantiu envolvimento direto com a questão. “Vamos fazer todos os esforços para contribuir com uma solução para o problema. Já fui em Brasília em outras vezes fazer a defesa da filantropia de hospitais gaúchos e faremos isso novamente se necessário”, disse. O secretário explicou também que a publicação da portaria 2.035 do Ministério da Saúde, ocorrida em setembro e que estabelece novas condições para a contratualização de serviços do SUS nos hospitais filantrópicos, pode auxiliar na mobilização.
Alta complexidade – Além do tema da filantropia, o deputado Valdeci aproveitou o encontro na capital gaúcha para reivindicar o credenciamento de novos serviços de alta complexidade no Hospital de Caridade em Santa Maria, como reumatologia, cardiologia, urologia, traumatologia e outros. Para Valdeci, há uma carência no atendimento dessas áreas na cidade e na região que não pode se manter. “Muitas pessoas têm de viajar para outras cidades para buscar os serviços, sendo que Santa Maria é cidade polo. O credenciamento da alta complexidade é uma pauta antiga e que não podemos desistir. Temos que fazer um pacto e lutar até o fim pra viabilizar isso e beneficiar uma região de mais de um milhão de pessoas”, disse.
O secretário afirmou que o credenciamento da alta complexidade é uma atribuição federal, mas que o Estado avaliza e apoia. “É uma necessidade concreta para a melhoria da saúde na região. Somos parceiros para reforçar a reivindicação e apresentar a importância dessa iniciativa”, afirmou.”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.