AssembleiaEconomiaPolítica

ASSEMBLEIA. Homenagem à Fundação que teve Dilma como servidora e presidente, no início dos 90’s

A presidente Dilma Rousseff fez parte dos quadros da Fundação de Economia e Estatística, vinculada ao governo do Estado, através da secretaria de Planejamento. Mais: foi presidente da FEE quando do governo de Alceu Collares, no início dos anos 90.

Agora, por conta dos 40 anos, a Fundação receberá homenagem através do Expediente Nobre do parlamento gaúcho, numa iniciativa de Valdeci Oliveira, líder do governo no Legislativo. É da assessoria de imprensa do parlamentar o relato a seguir:

Assembleia Legislativa homenageia 40 anos da FEE

A Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE) receberá uma homenagem da Assembleia Legislativa pelos 40 anos de serviços prestados ao Estado. No início da sessão plenária desta terça (19), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) vai ocupar o espaço do Grande Expediente do Parlamento Gaúcho e fará um pronunciamento de resgate da trajetória e também dos principais avanços propiciados pela atuação dos servidores da FEE.

“O Parlamento Gaúcho tem o dever de registrar esta data. Os estudos e pesquisas socioeconômicas produzidas pela Fundação trouxeram conquistas marcantes para o Estado, sendo uma delas a vinda do Polo Petroquímico na década de 80”, afirmou o deputado. Para Valdeci, o Poder Público tem o dever de fortalecer ainda mais a instituição nos próximos anos, tendo em vista os desafios na área do desenvolvimento.

“De forma visionária, a FEE foi criada na década de 70 para fortalecer o desenvolvimento do Estado através de ações de planejamento. A relevância e a demanda pelas suas análises só aumentaram de lá para cá, tendo em vista que vivemos em uma sociedade em rede que, permanentemente, carece de informações aprofundadas sobre a realidade social estadual, nacional e internacional”, explicou.

O Grande Expediente desta terça contará com a presença do presidente da FEE, o economista Adalmir Antonio Marquetti, o secretário estadual de Planejamento, João Motta, pasta a qual a FEE está vinculada, e de diretores e servidores da instituição. A FEE foi criada oficialmente no dia 13 de novembro de 1973, através da lei nº 6.624.

Entre as suas atribuições está a elaboração das séries estatísticas do Rio Grande do Sul, incluindo o Sistema de Contas Regionais, e a realização de estudos e análises sobre a realidade socioeconômica gaúcha. Atualmente, 180 servidores atuam na FEE, entre eles economistas, estatísticos, historiadores e geógrafos. A atual Presidenta da República, Dilma Rousseff, é servidora do quadro da FEE e, inclusive, presidiu o órgão de  1991 a 1993, durante o governo de Alceu Collares (PDT).” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo