CidadaniaEconomiaPrefeituraSanta Maria

BOLSA FAMÍLIA. São, hoje, 50 milhões beneficiados em todo o Brasil. Na cidade alcança 40 mil pessoas

Os números de Santa Maria são uma estimativa do editor, com base na média nacional. Em todo o País, conforme dados DIVULGADOS na quarta-feira, quando o programa completou 10 anos, são 13,8 mil famílias beneficiadas com o Bolsa Família, o que representa 50 milhões de pessoas.

Como, na boca do monte, segundo a Prefeitura, que é a gestora do programa, o número de famílias alcança 10,3 mil, o total de santa-marienses participantes totalizaria algo como 40 mil. Mas, especificamente em Santa Maria, qual o balanço do Bolsa Família que, no país inteiro, já tirou cerca de 36 milhões de brasileiros da linha de pobreza extrema?

Confira no material distribuído nesta quinta-feira, pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Vera Jacques. A seguir:

“Programa Bolsa Família beneficia mais de 10 mil famílias, em Santa Maria

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal. Nos 10 anos do programa, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, que gerencia o Bolsa Família, divulga dados atualizados sobre o benefício. No mês de setembro o Bolsa Família beneficiou 10,3 mil famílias, representando uma cobertura de 107,1% da estimativa de famílias pobres no município. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 135,42 e o valor total transferido pelo governo federal, em benefícios às famílias atendidas, alcançou R$ 1,3 milhão no mês.

Tanto o Poder Público quanto as famílias contempladas pelo Programa Federal assumem compromissos (ou condicionalidades) para ampliar o acesso aos direitos sociais básicos. Para continuar recebendo o benefício as famílias devem assumir e cumprir esses compromissos. Por outro lado, o poder público é responsável pela oferta dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.

Na área de saúde, as famílias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres, na faixa de 14 a 44 anos, também devem fazer o acompanhamento e, se forem gestantes ou estiverem em período de amamentação, precisam realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e a do bebê. Cabe ao poder público fazer o acompanhamento gerencial para identificar os motivos do não cumprimento das condicionalidades. A partir daí, são…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. “são 13,8 mil famílias beneficiadas com o Bolsa Família, o que representa 50 milhões de pessoas”
    “já tirou cerca de 36 milhões de brasileiros da linha de pobreza extrema”
    Isto, sair da linha da pobreza, voce não consegue entender GEF. Pesquise –“linha de pobreza extrema”

  2. Estimativa é um nome bonito para “chute”.
    Vide “representando uma cobertura de 107,1% da estimativa de famílias pobres no município”.
    E a chance dos números estarem inflados é grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo