CIDADE. Embrapa, em parceria com a UFSM, fará estudo sobre solo e clima. Prefeitura firma convênio
Não há dúvida alguma acerca da importância do trabalho que será feito pela Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), com a participação também da UFSM. Permitirá, ao ser concluído, ações públicas e privadas que permitam o desenvolvimento do setor primário.
O convênio a respeito foi assinado por Prefeitura Municipal e Ministério da Agricultura, e os detalhes chegam através da assessoria de imprensa do gabinete do prefeito. O texto é de Luiz Otávio Prates, com foto de Vitor Miraihl. A seguir:
“Prefeito assina convênio com Embrapa e Ministério da Agricultura para elaboração de estudo sobre clima e solo de Santa Maria
Fortalecer as políticas de incentivo à produção primária e elaborar um profundo diagnóstico do solo e do clima de Santa Maria. Estes foram os objetivos do prefeito Cezar Schirmer ao assinar um convênio com o Ministério da Agricultura e com a Embrapa Clima Temperado, na tarde desta quarta-feira (13), para a elaboração de um zoneamento edafoclimático do município. Deste estudo resultará um mapa que servirá como base de instrumento para a formatação de novas políticas públicas de desenvolvimento rural.
Para o chefe do Executivo, o mapeamento do solo e do clima será um importante instrumento de atração de novos investimentos. “Tenho certeza que este levantamento vai nos permitir conhecer a realidade do solo de Santa Maria, que é diferenciado, e oferecer àqueles que querem e acreditam na possibilidade de investimentos, na área da produção primária, ter conhecimento pleno da nossa realidade”, salientou.
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, ressaltou a importância do zoneamento para a racionalização da produção agrícola no município. “Santa Maria realiza, em nível de país, o primeiro projeto que vai fazer um zoneamento de clima e de solo, e de exigências das culturas. Isso, além de racionalizar a produção agrícola, servirá também…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
UFSM TAMBEM? Cheio de doutor em solos é coadjuvante?
Então a EMBRAPA vem ensinar como fazer.
Nestas horas o ditado que Santo de casa NÃO faz milagres tem sentido.
Isto tem fundamento. Cachoeira do Sul, por exemplo, já produz azeite de oliva.