CidadaniaEducação

EDUCOMUNICAÇÃO. Rádios Escolas terão encontro sexta. E vão produzir o programa “Cultura da Paz”

Esta, para usar uma linguagem mais popular, foi uma boa sacada. Começou experimentalmente, encontrou parceiros e, de repente, virou algo que é mesmo muito importante. E terá até um encontro nesta sexta-feira, como você confere no material distribuído pela assessoria de comunicação da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. O texto é de Ariéli Ziegler. A seguir:

8ª CRE promove 1º Encontro Estudantil de Rádios Escolas

A Secretaria de Estado da Educação do RS e a 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria (CRE) promovem, nesta sexta-feira (08), o 1º Encontro Estudantil de Rádios Escolas que será realizado na Escola Estadual Irmão José Otão em Santa Maria. O evento reunirá professores, coordenadores pedagógicos, estudantes integrantes do Projeto Educomunicação: Rádio Escola e contará com a participação do Secretário de Estado da Educação do RS, Jose Clovis de Azevedo. O objetivo é promover um espaço de socialização, protagonismo, mostra e valorização das produções midiáticas associadas às práticas pedagógicas desenvolvidas através do Projeto.

A programação inicia às 8h30 com credenciamento, seguida da abertura oficial, apresentação artística dos alunos do Otão, discurso das autoridades convidadas, desfile das delegações, e apresentação do logotipo e slogan do evento – confeccionados pelos estudantes das escolas participantes e escolhidos na última semana através de votação pelos funcionários da 8ª CRE. No decorrer da manhã, das 10h às 12h30, ocorre um encontro de boas práticas de Educomunicação, quando, serão apresentados relatos de experiência sobre rádios escolares pelos educadores das instituições que integram o Projeto. Paralelamente, os alunos, organizados por escola e divididos em grupos deverão fazer a produção de um programa radiofônico sobre o tema da “Cultura da Paz”, que será apresentado na parte da tarde, entre 13h30 e 18h – horário de encerramento do evento. Um total de onze programas serão apresentados ao vivo. Uma comissão julgadora irá avaliar os trabalhos que receberão troféus destaques nas categorias: organização, criatividade e melhor abordagem do tema. Também acontecerá, durante todo o dia, uma exposição de trabalhos composta por áudios, vídeos, livros, revistas e fanzines produzidos a partir do Projeto.

“O encontro tem a intenção de proporcionar a valorização e o protagonismo dos jovens estudantes no uso e aplicação das tecnologias voltadas tanto para o processo de ensino e aprendizagem como para o exercício da democratização da comunicação. Também será uma oportunidade para os professores coordenadores dos projetos de rádios escolares e coordenadores pedagógicos de socializar as experiências desenvolvidas nas instituições de ensino pertencentes ao Projeto”, explica a jornalista Luciane Moura, coordenadora geral do Projeto Rádio Escola na 8ªCRE. O encontro, segundo Luciane, reunirá em torno de  trezentos professores e estudantes.

O evento terá a cobertura colaborativa de estudantes do Projeto, que farão entrevistas, boletins e comentários ao vivo através de uma rádio web que será montada no local e diretamente para a Rádio Comunitária Caraí FM, uma das idealizadoras e parceiras do Projeto. Além da fan page “1º Encontro de Rádios Escolas” que será administrada pelos jovens repórteres.

Projeto Educomunicação: Rádio Escola

Na 8ª CRE, o Projeto foi constituído em 2011, em parceria com o Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) e Rádio Comunitária Caraí FM. Iniciou, em caráter experimental, com a participação das quatro escolas pioneiras em rádio escolar na região: Augusto Ruschi, Érico Veríssimo, Hilda Köetz e Padre Caetano. Nas instituições de ensino foi montado um estúdio com os equipamentos básicos de rádio,  disponibilizado um professor indicado pela escola que coordena o Projeto e um estudante/estagiário de Comunicação que desenvolve oficinas com estudantes e professores. A intenção é desenvolver uma proposta inovadora e interdisciplinar associada às práticas pedagógicas favorecendo o ensino e a aprendizagem, despertando a curiosidade e desenvolvendo competências e habilidades comunicativas nos estudantes. Atualmente 23 escolas participam do Projeto, que anualmente, oferece curso de formação com encontros teórico-práticos que preparam os educadores para trabalhar com a temática da Educomunicação.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Gostei muito do “Projeto Educomunicação” que tem tudo para dar certo em promover a “Cultura da Paz”. Vejo que há instituições que trabalharão em parcerias entre todos em especial “alunos e rádios”. Um lembrete não deixar de fora o meio ambiente: ecologia, eco sistemas. Aproveitar tudo o que ocorre em nossa cidade: não somente teatro onde serão mostrados os relacionamentos e histórias do cotidiano emocionantes, como também, a coleta do lixo e material reciclável para evitar o desperdício. Intercâmbio cultural com outras cidades, estados e até países. Sucesso. Tem tudo para dar certo. Ação e dinamismo e uma boa coordenação, não faltarão. É muito gente fina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo