Arquivo

Os parentes de cada um, na Câmara e na Prefeitura

Em tempos de debate sobre nepotismo, inclusive do “cruzado”, não deixa de ser interessante verificar como anda a questão em Santa Maria. E a jornalista Alexandra Zanella publica, na edição deste final de semana do Diário de Santa Maria, extensa reportagem a respeito. Inclusive nominando pessoas que, parentes do prefeito, do vice e de vários vereadores, têm espaço (e emprego) na administração e no parlamento.
Confira, aqui, trecho do texto da Alexandra:

“Árvore genealógica do cargo público
Em tempos de polêmica sobre o nepotismo, veja quem é parente de quem na Câmara de Vereadores e na prefeitura
Nepotismo: “Autoridade que os sobrinhos e outros parentes do Papa exerciam na administração eclesiástica”. Assim a palavra que está virando o centro de discussões nos três Poderes é definida pelo Dicionário Aurélio. Estranhou a definição? É que traduzindo para a polêmica moderna, nepotismo significa a contratação de parentes para cargos no serviço público sem concurso.
No Estado, a Constituição proíbe desde 2005 que parentes até segundo grau sejam contratados em todos os poderes. Já nas cidades, a decisão fica com as Câmaras, que definem o que pode por meio da lei orgânica. Santa Maria não tem projeto que proíba o nepotismo. Caxias do Sul e Porto Alegre estão na luta para acabar com os parentes nos gabinetes dos vereadores e na prefeitura.
Mesmo com poucas leis sobre o assunto, o Judiciário tomou a dianteira no processo para banir mulher, marido, filhos, sobrinhos, tios e primos de repartições onde quem paga o salário é o povo. O Conselho Nacional de Justiça publicou em outubro resolução contrária ao nepotismo. Muita gente foi demitida. O Conselho Nacional do Ministério Público também baixou resolução igual.
Nos outros dois poderes, por enquanto, nada mudou. Aqui em Santa Maria essa prática acontece. Câmara e prefeitura também têm sua “árvore genealógica”.
No Legislativo, pelo menos quatro vereadores empregam parentes. No Executivo, o nepotismo envolve o prefeito Valdeci Oliveira e o vice Werner Rempel. O maior empregador de parentes na cidade é o próprio prefeito: quatro primos e um irmão, todos ocupando cargo de confiança (CC), isto é, admitidos sem passar por concurso.
Na Câmara, Ovídio Mayer (PTB) tem dois irmãos, um filho e uma neta trabalhando. Ele explica a opção pelos …
”

QUEM DESEJAR ler a íntegra do trabalho, inclusive com quadros que contêm quem é quem no nepotismo santa-mariense, pode fazê-lo acessando a página do Diário de Santa Maria na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo