FERROVIA. Schirmer assume a luta pela Norte-Sul
Embora o discurso oficial, o fato é que o prefeito Cezar Schirmer olhava à distância a mobilização pela inclusão da cidade no traçado da futura ferrovia Norte-Sul. No máximo enviava representantes às audiências públicas (e foram pelo menos duas, só na boca do monte).
Agora, não. Depois de uma reunião há alguns dias, na Câmara, ao que tudo indica o prefeito entrou de vez nessa parada, que teve como iniciadores o presidente do Legislativo, Marcelo Bisogno, e o deputado Valdeci Oliveira.
Uma das provas pode ser o discurso feito hoje, quando recebeu representantes ´das prefeituras de São Borja e Santo Angelo, em seu gabinete, no Palacete da SUCV. Os visitantes estavam acompanhados de Bisogno. Do encontro você tem o relato feito pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Vera Jacques, com foto de João Vilnei. A seguir:
“Prefeito recebe representantes da AMM e une forças com as missões para traçado da Ferrovia Norte Sul, que inclui região Centro
O prefeito Cezar Schirmer recebeu em seu gabinete, no final da manhã desta segunda (18), os vice-prefeitos dos municípios de São Borja, Jefferson Homrich e de Santo Ângelo, Nara Damião, representantes da Comissão Missioneira da Ferrovia Norte-Sul. Os gestores públicos entregaram a Schirmer uma carta-convite para uma audiência pública que irá se realizar na próxima sexta (22), na Sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM), em Cerro Largo, que vai tratar sobre a inclusão da região das Missões nos estudos de viabilidade do novo traçado da Ferrovia, que também contempla Santa Maria, na Região Central.
O vice-prefeito de São Borja, Jefferson Homrich, explica que o encontro de Cerro Largo, no final desta semana, vai contar com a presença de lideranças regionais, estaduais, federais e entidades de todos os segmentos, ocasião em que será apresentada a Carta Missioneira, documento elaborado pelos 26 prefeitos da AMM, a ser enviado ao Ministro dos Transportes, aos presidentes da Frente Parlamentar Nacional e Estadual das Ferrovias, ao Governo do Estado e a outros órgãos competentes, com solicitação oficial da inclusão do novo traçado nos estudos. “Será um momento de grande mobilização, para somar esforços, de forma a consolidar a iniciativa para um maior desenvolvimento das regiões envolvidas no projeto”, ressalta Homrich.
O chefe do Executivo municipal, que desde o início da sua gestão reafirma a importância de incluir Região Central no roteiro da Ferrovia, disse que esta mobilização de toda a região é muito importante. Por outro lado, alega Schirmer, a exclusão de toda a metade Oeste do Estado pode significar um atraso “terrível” para as próximas décadas…”
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Esta é a diferença entre VAGÃO e LOCOMOTIVA.
Que traçado esperam da ferrovia? Quem pede demais acaba ficando de mãos abanando.