AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCulturaEducaçãoEstadoPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Dia de Anita?, troco externo, Saúde/Câmara, Viviane e Marilice, Tarso, Cid Legal…

* Anita Costa Beber, se imagina (mas quem pode ter alguma certeza), talvez diga nesta terça se aceitou (ou não) as ponderações que lhe foram feitas pelos familiares das vítimas da Kiss.

* Tem muita gente torcendo, na Câmara, que a vereadora acabe assumindo a tarefa. Inclusive porque ninguém está enxergando, por enquanto, outra saída.

* Aliás, há os que gostariam, meeesmo, é que a Subcomissão de Ética (para apurar eventual quebra de decoro por parte dos edis que criaram a CPI da Kiss) sequer se formasse.

* Mas também todos têm a devida compreensão que, se isso acontecesse, o caso acabaria na Justiça e, mais que isso, seria um completo e definitivo fiasco do primeiro ano da Legislatura.

* Também, se não houver uma manistação da edil, ou qualquer outro fato politico ainda imperceptível, não é pelo que prevê a pauta do Legislativo que sairá alguma coisa.

* De acordo com o Boletim Legislativo 66/2013, que traz a Ordem do Dia, apenas um projeto será votado. Aquele que, para ajustes, foi retirado semana passada pelo autor, Dr Tavores.

* Sim, agora não há dúvida: a saúde da cidade está garantida: vem aí a “Frente Parlamentar para solucionar problemas do Sistema de Saúde do nosso Município”. Pooois é.

* Já na Assembleia Legislativa são 18 as MATÉRIAS aptas a ser votadas nesta semana, pelos parlamentares. Quatro delas tramitam em regime de urgência e já trancam a pauta, devendo ser votadas antes.

* A principal delas é que pode garantir troco para investimento no Estado, com aval da União. É o que autoriza o Executivo a contratar empréstimo externo junto ao BID e ao BIRD.

* Trata-se do PL 257 2013. Os recursos obtidos com as operações serão destinados ao Programa de Consolidação do Equilíbrio Fiscal para o Desenvolvimento do RS (Proconfis RS).

* De todo modo, além das quatro obrigatórias, quantas e quais serão votadas só se saberá no final da manhã, após reunião dos líderes partidários com a Direção da Assembleia.

Talentosa jornalista, Marilice vai publicar obra pela Lei do Livro (foto Feicebuqui)
Talentosa jornalista, Marilice vai publicar obra pela Lei do Livro (foto Feicebuqui)

* Viviane Arruda Fantinel (Um Lar Para Sempre) e Marilice Daronco (O nosso cinema era super: um resgate histórico do movimento superoitista em Santa Maria nos anos 70).

* Eis as autoras e suas obras. Elas foram as selecionadas para publicação pela Lei do Livro, edição de 2013, da Câmara de Vereadores de Santa Maria.

* Os livros serão publicados no próximo ano, com tiragem de 1,5 mil exemplars, distribuídos gratuitamente em bibliotecas, escolas e instituições de Santa Maria. O lançamento será na Semana da Câmara, em maio de 2014.

* Os julgadores fizeram escolha unânime das duas obras. Foram eles Carlos Rangel, João Marcos Adede Y Castro e Odemir Tex Jr.

* Eles seguiram os critérios explicitados na Lei do Livro, escolhendo, dentre as inscritas no concurso, uma de caráter academico, outra de cunho literário.

* Daqui a pouco, às 9 da manhã, no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro assina projeto que regulamenta as Escolas de Tempo Integral no ensino fundamental na rede estadual.

* A iniciativa tem origem, informa o sítio do governo do Estado, na proposta original da deputada Juliana Brizola, do PDT. O que indica, dedução claudemiriana, um agrado do governo a pelo menos parte do pedetismo.

* Depois do ato, Juliana e outros deputados da base aliada, com os secretários Carlos Pestana (Casa Civil) e José Clóvis Azevedo (Educação) entregam a proposta na Assembleia.

Dança é uma das modalidades do Festival, que vai até quarta (foto Vitor Marailh/CCS.PM)
Dança é uma das modalidades do Festival, que vai até quarta (foto Vitor Marailh/CCS.PM)

* A arte como forma de expressão é o que foi visto na tarde dessa segunda, no primeiro dia do 7º Festival Cid Legal Canta e Dança Etapa Ensino Fundamental,   Avenida Tênis Clube.

* O Festival, realizado pela Prefeitura, via Programa Municipal de Educação Fiscal, vai até quarta, sempre às 2 da tarde, é aberto ao público em geral. A entrada é gratuita.

* O evento busca estimular, através da música e da dança, o conhecimento sobre a arrecadação e a função social dos tributos, conscientizando e educando para o exercício da cidadania. Suas três modalidades incluem dança, paródia e poesia.

* Participam escolas municipais e estaduais de Santa Maria. Para ler mais sobre o que aconteceu na tarde passada e conferir o restante da programação, clique AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Parabéns Marilice, lutadora desde cedo, trabalhadora, e como disse o Claudemir, competente. Sem dúvida o primeiro passo de uma série.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo