LUNETA ELETRÔNICA. ‘Novidade’ na Câmara, eleição na Cacism, Valdeci/jornalistas, CNH Social, Sedufsm…
* Logo depois da retirada (para nooovos ajustes) do requerimento do Dr Tavores, que criava a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, adivinha a novidade na Câmara.
* Isso mesmo, vem aí novo agrupamento parlamentar diverso de partido ou mesmo Comissão temática. E é, aliás, a única coisa a ser votada nesta quinta, conforme o Boletim Legislativo 67/2013, que traz a “Ordem do Dia”.
* Trata-se do pedido de criação da Frente Parlamentar das Políticas Públicas de Resíduos Sólidos. O autor do requerimento é Manoel Badke, do DEM. Poois é.
* Já saiu o edital de convocação para eleições da diretoria, conselho de administração e conselho fiscal da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa maria (Cacism). O pleito acontece no dia 18, entre 9 da manhã e 5 da tarde, na sede da entidade.
* Segundo as informações obtidas pelo editor, haverá uma única chapa e será liderada pelo atual presidente, Luiz Fernando Pacheco.
* O líder do governo na Assembleia, Valdeci Oliveira, recebeu, nesta quarta, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SindjoRS), Milton Simas Jr, e o 1º secretário da entidade, Ludwig Farrias Larré.
* Os diretores foram divulgar a campanha institucional “Sem jornalista não tem informação – o trabalho do jornalista vale mais”, que busca a valorização da categoria.
* “Sempre valorizei as atividades da imprensa. Procuro atender a todas as demandas dos veículos. É um importante canal de diálogo com a comunidade. É através dos meios de comunicação que damos retorno das nossas atividades no parlamento”, disse Valdeci.
* O presidente do sindicato afirma que a diferença salarial entre capital e nterior é de 17%. Os patrões querem congelar o aumento em Porto Alegre e reajustar em 1% para as demais cidades.
* Valdeci garantiu apoio à campanha. “Precisamos eliminar essa diferença e valorizar os profissionais que são responsáveis pela informação social”, disse o parlamentar.
* Uma das mais aguerridas entidades sindicais de Santa Maria festeja, nesta quinta, 24 anos de fundação. Trata-se da Seção Sindical dos Docentes da UFSM.
* Para marcar a data, acontece um coquetel de comemoração, na sede da organização,na rua André Mares, a partir das 7 e meia da noite. Filiados, autoridades, sindicatos e integrantes dos movimentos sociais são convidados.
* A Sedufsm passou a existir em 7 de novembro de 1989, durante assembleia de fundação ocorrida no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas, na Antiga Reitoria.
* O encontro foi presidido pelo professor do Centro de Educação, Clovis Renan Jaques Guterres e secretariado pela professora do curso de História, Berenice Corsetti.
* As inscrições para a CNH Social atraíram mais de 1,2 mil interessados no 1º dia. O programa do Governo do RS fornecerá habilitação gratuita para 7 mil gaúchos em 2013.
* Até o dia 29, as inscrições podem ser realizadas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) – os endereços podem ser consultados no site www.detran.rs.gov.br. A seleção será feita por sorteio, no dia 11 de dezembro.
* O beneficiário poderá obter a primeira habilitação, adicionar ou mudar de categoria. As pessoas beneficiadas pelo programa estarão isentas do pagamento de todas as taxas.
* Candidatos reprovados nos exames poderão refazê-los uma única vez, sem ônus, garantido um acréscimo de oito aulas práticas.
* E em Santa Maria? Além dos CFCs, MATERIAL da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura informa que os interessados podem obter mais informações pelo fone 3028-9770.
* Aproveitando o tema, o sítio traz a informação sobre o mercado de veículos relativo a outubro e que, por lapso, acabou não divulgando ainda na última sexta-feira, primeiro dia do mês, como habitualmente.
* No mês passado foram emplacados na cidade, conforme o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), exatos 666 carros “0 km”, entre automóveis e comerciais leves.
* Com isso, o total de unidades novas comercializadas pelas concessionárias de Santa Maria, nos primeiros 10 meses do ano, chega a exatos 5.477. Pouca coisa mais que os 5.450 de igual periodo do ano passado.
* Resumindo: a continuar assim, o desempenho do mercado se manterá, no mínimo, estável, até o final do ano – aliás, época em que a venda costuma ser bastante significativa.
Que tal uma Frente Parlamentar de Dedetização e Desratização de Palacetes?
Santa Maria terá uma Frente Parlamentar do Lixo?