ArteCâmara de VereadoresCidadaniaCinemaCulturaEducaçãoPartidosPolíticaPrefeituraSaúdeUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. UAC é de Schirmer, Anita ainda, Dilma veta, bipolares, retratos de SM, Conan…

* Enfim, o prefeito Cezar Schirmer pode comemorar uma vitória política – depois de percalços como, por exemplo, a derrota (não assumida) na convenção do PMDB.

* O Palacete da SUCV continua a comandar o movimento comunitário. Dois de seus principais assessores, inclusive um secretário municipal (Adelar Vargas) e um adjunto (Luiz Figueiredo) estão confirmados na direção da União das Associações Comunitárias (UAC).

* Aliás, foi uma vitória expressiva. O grupo governista faz 1.153 votos no pleito acontecido no feriado de sexta-feira. A oposição (liderada por PT e, creia, PSDB) fez 504.

* Resumo da ópera: não será via movimento comunitário que o prefeito terá preocupações. Exceto, claro, de algumas associações de bairros, que mantiveram (ou mudaram) direções ligadas à oposição.

* Por falar em eleições, vem aí o 2º turno da disputa pela presidência do PT gaúcho. É provável que Ary Vanazzi apareça por Saaqui– onde tem o apoio de Paulo Pimenta e Fabiano Pereira.

* De todo modo, quem vem, e já nesta segunda, é o outro finalista, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, que conta com a adesão de Valdeci Oliveira. Segundo roteiro de sua assessoria, Jorge dá entrevistas no início da manhã e participa de plenária, à noite, na Câmara.

* Imagina-se que já esteja em Santa Maria o parecer acerca da recusa de Anita Costa Beber em participar de subcomissão de ética que avaliará a conduta dos criadores da CPI da Kiss.

* O documento, solicitado pela Câmara ao IGAM (Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos) tinha prazo até 15 de novembro. Logo, já na sessão desta terça se saberá o que decidiu (ou decidirá) a Mesa do parlamento.

* Deputados e senadores estão BRABOS com a presidente Dilma Rousseff. A causa é o veto total ao projeto de lei complementar que regulamentava a criação de municípios.

* As razões para o veto seriam, por exemplo, que a proposta “contraria o interesse público”. E que “a expansão expressiva do número de municípios no país resulta em aumento de despesas, com a manutenção de sua estrutura administrativa e representativa.

* Bueno, os parlamentares terão a oportunidade de manter a lei. Basta que rejeitem o veto, quando convocados pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros.

* A Associação de Familiares, Amigos e Bipolares de Santa Maria (Afab) promove o seu 4° Encontro Regional nos dias 22 e 23 – no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM, no 2° andar do prédio da antiga reitoria.

* O tema central é “Saúde mental e as interfaces do cuidado”. Estão previstas palestras, mesas-redondas e oficinas ministradas por psicólogos, psiquiatras e outros profissionais.

* Entre os assuntos a serem abordados, entre outros, serão cuidado com saúde mental, popularização da ciência e transtornos de humor. Haverá ainda apresentações de trabalhos e depoimentos de familiares e portadores de transtornos de humor.

* Os interessados em participar, têm instruções para inscrição e outras informações sobre o encontro regional através deste LINQUE.

Uma das obras da exposição que pode ser visitada no Museu Gama D’Eça (foto Divulgação)
Uma das obras da exposição que pode ser visitada no Museu Gama D’Eça (foto Divulgação)

*  “Um Novo Olhar sobre Santa Maria, Retratos de uma História” é uma mostra na qual alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Riachuelo posam para fotos (tiradas por seus colegas) em trajes da primeiro metade do século 20, tendo como fundo locais históricos da cidade.

* A exposição vai até dia 30, no Museu Educativo Gama d’Eça, na Rua do Acampamento, 81. O horário de visitação é das 8 ao meio dia e da 1 às 5 da tarde, de segunda a sexta.

* A música erudita, o rock e trilhas sonoras de filmes estarão no repertório da Orquestra Sinfônica de Santa Maria no último concerto da temporada oficial 2013. O espetáculo será quinta, dia 21, às 9 da noite, no Theatro Treze de Maio.

* Sob a regência do maestro Enio Guerra, a orquestra fará homenagem aos 50 anos do Centro de Artes e Letras e dos cursos de Música da UFSM.

* Seguindo com o ciclo “Antes do Remake”, o Cineclube Lanterninha Aurélio em parceria com o Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria e com o Clube do Gibi, exibe nesta segunda o longa “Conan- O Bárbaro”, do diretor John Milius.

luneta cesma* O filme é baseado nas histórias de Robert E. Howard sobre as aventuras do personagem Conan em um mundo pré-histórico com magia negra, luta e selvageria.

* A trama, produzida em 1982 e que ganhou o prêmio Globo de Ouro no ano seguinte, é estrelada por Arnold Schwarzenegger (confira na imagem ao lado), James Earl Jones, Max von Sydow, entre outros.

* A exibição de Conan, o Barbaro começa às 6 da tarde, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga 55. A entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo