Foram 624 votos de diferença. No final, anunciado agora há tarde, o ex-prefeito Ary Vanazzi, da corrente Articulação de Esquerda (com apoio de outras tendências, como Democracia Socialista e PT Amplo, por exemplo), alcançou 14.805 votos e venceu o segundo turno da eleição petista para a presidência do partido, no Rio Grande do Sul. Seu oponente, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, da corrente Socialismo XXI (com apoio de outras tendências, das quais a principal é a Unidade na Luta Democrática), fez 14.181 votos.
Em Santa Maria, a vitória de Vanazzi, em números conhecidos desde o início da noite de ontem, foi mais ampla. Aqui foram 734 votos contra 234. Para saber mais sobre os resultados, acompanhe material originalmente publicado na versão online do jornal Correio do Povo. A seguir:
“Com 51% dos votos, Vanazzi é eleito presidente do PT gaúcho…
…O ex-prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi venceu a eleição para a presidência estadual do PT, realizada nesse domingo. Vanazzi obteve 51,08% dos votos (14.805), contra 48,92% por cento (14.181) do prefeito de Canoas, Jairo Jorge. O resultado oficial foi anunciado na tarde desta segunda-feira.
A posse está prevista para o dia 7 de dezembro. Ary Vanazzi ressaltou a participação da militância no processo eleitoral interno, que contou com quase 40 mil votantes, no primeiro turno, e cerca de 30 mil, no segundo turno.
Vanazzi salientou que essa participação também serve para provar àqueles que em algum momento desacreditaram no crescimento contínuo do PT. O presidente eleito agradeceu a todos os candidatos que participaram do processo, em especial a Jairo Jorge, e garantiu que o PT é “um instrumento de renovação e de transformação da sociedade…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
O PT do RS precisa continuar sendo o contra ponto da direção nacional que cede aos caprichos do pseudo-aliado, o PMDB que por conta dessa aliança, não sai a reforma política e nem outros projetos estruturantes essências da macroeconomia, que iriam ampliar ainda mais as conquistas sociais da população, conquistada neste últimos 10 anos com início do governo Lula.
Parabéns aos filiados do RS!
Viva o PT!
Viva os trabalhadores e trabalhadoras!
O Partido dos Trabalhadores mais uma vez demonstra coerência em seu discurso pró-democracia ao realizar eleições diretas para suas direções. A democratização do Estado Brasileiro passa, necessariamente, pela democratização dos partidos políticos. Parabéns aos petistas pelo exemplo!