CongressoPolítica

SENADO. Afinal, vão proibir ou não o voto secreto?

Já está aprovado pela Câmara dos Deputados. Em dois turnos, como manda a Constituição. E faz já um tempão. No entanto, no Senado, apenas uma das fases foi cumprida, o que gera dúvidas. Afinal, o voto secreto será abolido de todas as votações no Congresso ou não?

Há quem diga que alguma mudança (ampliar o voto aberto, mas não para todos os procedimentos), antes de ser votado no segundo turno. O editor confessa não saber se isso é possível. De todo modo, há a perspectiva de votação nos próximos dias, como conta material produzido pela Agência Senado. A reportagem é de Soraya Mendanha. Acompanhe:

PEC do Voto Aberto deve ser votada em segundo turno na terça-feira

O Plenário do Senado deve votar, nesta semana, em segundo turno, a PEC do voto aberto (PEC 43/2013). A proposta foi aprovada no dia 13 de novembro, em primeiro turno, e já estava pronta para ser votada na última quarta-feira (20), mas os líderes partidários propuseram um adiamento da votação em função da sessão do Congresso Nacional que estava marcada para o mesmo dia e da falta de quórum no Senado.

Na ocasião, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) previu que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) adiaria a votação, já que vários senadores se encontravam em viagens oficiais e o Plenário estava vazio.

– Dezesseis senadores estão em viagem oficial. Há uma reunião do Conselho Político do governo e isso esvazia o Plenário. Deve ser adiada a votação – argumentou Alvaro na quarta-feira.

Diante da dificuldade de um entendimento sobre o mérito da matéria, o senador Mário Couto (PSDB-PA) chamou a atenção para a necessidade de os parlamentares se abrirem para alguma negociação e, com isso, obterem algum avanço.

– Já se sentia que nós não conseguiríamos o voto aberto total. Então, pelo menos um avanço de 80% já seria uma grande vitória da minoria e da oposição – afirmou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Outra piada. Presidente da Camara diz que não vai colocar cassação de mensaleiros em votação enquanto não decidirem sobre voto secreto. Logo não é decidido o voto secreto. E o pedido de aposentadoria do Genoíno corre. Se ele se aposentar antes de votarem a cassação, a mesma é praticamente sem efeito.
    E o presidente da Camara é do PMDB. O mesmo partido de alguns por aqui. Não adianta dizer que são diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo