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ANTI-INCÊNDIO. Com até R$ 205 mil, Prefeitura fará planos dos Palacete da SUCV e Centro Administrativo

Vai demorar. Pelo menos seis meses, é o que se imagina, supondo que existam empresas interessadas e o processo licitatório encerre no dia 20 deste mês. De todo modo, enfim a Prefeitura decidiu, após amplo estudo prévio, que começou logo após a tragédia da Kiss, em 27 de janeiro, que vai fazer os Planos de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) dos prédios mais vistosos do governo da comuna: o Palacete da SUCV e o Centro Administrativo.

Em seguida, devem ser feitos, também, os de outros 11 prédios que pertencem ao município. Ah, e já há duas certezas: a licitação garante que os planos devem conter os chamados “chuveirinhos” (sprinklers) e não poderão custar mais que R$ 205 mil. Mais detalhes você tem na reportagem de Luiz Roese, que o jornal A Razão está publicando em sua edição desta sexta-feira. Acompanhe:

PPCIs do Centro Administrativo e da SUCV devem prever chuveirinhos

…Quase 11 meses após a tragédia da Boate Kiss, a prefeitura de Santa Maria lançou uma licitação para escolher a empresa que fará os projetos técnicos dos planos de prevenção e combate a incêndio (PPCIs) dos prédios do Centro Administrativo Municipal e da SUCV, onde funciona o gabinete do prefeito. Ambas as edificações têm os equipamentos obrigatórios exigidos pelo Corpo de Bombeiros, como extintores, portas corta-fogo e placas de saída, mas, com os novos planos, a intenção é que tenham mais segurança. Um dos itens que devem estar previstos nos projetos, de acordo com a licitação, é a instalação de chuveirinhos (sprinklers), que são acionados em caso de fogo.    

Se houver empresas interessadas, as propostas serão conhecidas em 20 de dezembro. Depois que for assinada a ordem de serviço, a vencedora terá 150 dias para entregar os projetos. Por isso, eles só devem estar prontos no segundo semestre de 2014.

A licitação prevê que a empresa que ganhar a licitação terá de fazer o levantamento da situação atual de cada prédio. Mas, de antemão, o processo já deixa expresso que os projetos deverão prever “sistema de chuveiros automáticos (sprinklers)”, além de outras medidas que se julgarem necessárias.

A demora para fazer a licitação, segundo a prefeitura, ocorreu porque os técnicos fizeram um longo estudo antes de lançar o edital. A expectativa até é que ele se torne modelo para outras cidades do país.

Mais adiante, a prefeitura pretende lançar licitações para a elaboração dos projetos de PPCIs de outros prédios do município. A intenção é fazer com que não haja mais empecilhos com o Corpo de Bombeiros, que fez mais exigências, por exemplo, para o futuro Centro de Eventos, o que acabou paralisando as obras.

O custo total dos projetos de PPCI do Centro Administrativo e da SUCV não poderá ultrapassar R$ 205 mil.”

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3 Comentários

  1. Sprinkler na SUCV? E a água virá de onde? Imaginem num prédio de 19?? e o prédio tem estrutura para isso? Tá quase todo podre de tanto cupim e morcego o piso afunda quando se caminha!Pior de tudo: será que a Prefa tem toda esta grana? Parece que até o 13 tá meio a perigo!kkkk é piada! ich sterbe und nicht alles zu sehen!(eu morro e não vejo tudo!)

  2. Atentem à agilidade, os PROJETOS serão executados em 150 dias, Onze meses após os acontecimentos, da kiss.
    Depois, vem outra licitação para Executar, o serviço.
    Implantar, o PPCI.
    Então o Corpo de Bombeiros, fara conferencia dos serviços.
    Para ,se tudo estiver correto, emitir o Laudo.

  3. Tudo isto aí vai acontecer com base na legislação atual ou vai levar em conta as novas leis que estão na boca do túnel mas não saem nunca? Ou vai ter aditivo depois?

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