CongressoPolítica

CONGRESSO. Vetos de Dilma estreiam o ‘voto aberto’

Um dos suplícios (especialmente para saber o resultado) acabou: não mais cédulas de papel, na votação dos vetos presidenciais, com o escrutínio avançando pelas madrugadas brasilienses, dada a quantidade de votações. Agora, será duto direto no painel eletrônico, pois os votos serão abertos e sai direto no nomezinho de cada parlamentar.

A novidade, isto é, o fim do voto secreto para as votações, começa a vigorar já nesta semana, com três vetos de Dilma Rousseff em apreciação pelo Congresso Nacional. Um deles trata de dispositivo acrescentado pelos parlamentares na Medida Provisória que criou o programa Mais Médicos. E os outros… Bem, confira mais detalhes no material produzido pela Agência Senado. A reportagem é de Augusto Castro. A seguir:

Congresso faz primeira votação de vetos presidenciais com voto aberto

Está marcada para as 14h da terça-feira (10), no Plenário da Câmara dos Deputados, a primeira sessão do Congresso Nacional na qual os parlamentares analisarão vetos presidenciais com votação aberta. Três vetos da presidente da República, Dilma Rousseff, estão na pauta.

Na semana passada, as Mesas do Senado e da Câmara promulgaram a Emenda Constitucional 76, que extinguiu o voto secreto nas votações em processos de cassação de parlamentares e no exame de vetos presidenciais.

O líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI) disse não acreditar que o voto aberto cause constrangimento a deputados ou senadores. A orientação, como explicou o líder, é para que os parlamentares da base governista votem pela manutenção dos três vetos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo