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JÚBILO. Ao inaugurar duplicação da Hélvio Basso, Schirmer dia que via será “cartão postal da cidade”

Schirmer enalteceu a obra, uma das quatro perimetrais que ele propõe para a cidade
Schirmer enalteceu a obra, uma das quatro perimetrais que ele propõe para a cidade

Obra que custou mais de R$ 6 milhões de reais, recursos disponíveis por conta do financiamento obtido ainda no governo Valdeci Oliveira, junto ao Banco Mundial, e aprovada pela Câmara de Vereadores na legislatura de então, está à disposição dos cidadãos a duplicada avenida Hélvio Basso.

A inauguração se deu em solenidade na noite de ontem. Para saber mais do ato, que garante a primeira das quatro perimentais propostas por Cezar Schirmer, e que se tornarão rotas alternativas ao trãnsito, confira o material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Luiz Otávio Prates, com foto de Felipe Pires. A seguir:

Avenida Hélvio Basso: prefeito e vice-prefeito inauguraram a maior obra viária de Santa Maria, neste sábado

O prefeito Cezar Schirmer e o vice-prefeito José Haidar Farret inauguraram uma das principais obras viárias de Santa Maria: a duplicação da Avenida Hélvio Basso. Em meio a vereadores, secretários, empresários e moradores da região, o chefe do Executivo deu um “presente de Natal” à população e entregou a mais nova perimetral do município aos santa-marienses, na noite deste sábado (21). “Isso aqui vai ser um cartão postal da nossa cidade”, sintetizou Schirmer.

A obra de duplicação dos aproximadamente 27 mil metros quadrados da Avenida Hélvio Basso custou R$ 6,6 milhões aos cofres públicos e fez parte de um pacote de investimentos do Executivo, com recursos provenientes do Banco Mundial (Bird), para o asfaltamento de vias e medidas nas áreas de gestão, finanças, lazer, esporte, meio ambiente, entre outras. O serviço, executado pela empresa Della Pasqua Engenharia, contratada por meio de licitação pública internacional, levou cerca de um ano para ser concluído.

O vice-prefeito José Haidar Farret lembrou a importância da avenida no contexto viário de Santa Maria, que ligará a rótula de acesso à cidade pelas rodovias BR-287, BR-392 e BR-158 até a Rua José Barin, no Bairro Caturrita. “Esta não é só uma avenida, é uma perimetral”, disse. Farret aproveitou a oportunidade para exaltar a atual administração. “Aqui estamos para entregar obras, acima de tudo, com dedicação, competência e honestidade, onde o senhor pode olhar na face de cada cidadão e dizer: missão cumprida”, enalteceu .

Para o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, há uma prática comum nas administrações públicas de começar e não terminar obras. “Aqui nós recebemos uma missão do prefeito Cezar Schirmer: iniciar e terminar esta avenida. Pois bem, prefeito, se iniciou e se terminou esta importante obra de Santa Maria, que vai virar um cartão postal de nossa cidade”, disse. “Esta obra está sendo entregue numa data tão especial, que é o Natal”, lembrou Tubias…”

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12 Comentários

  1. Boa Tarde.Depois de todos os comentários resolvi encaminhar para um programa de televisão um pedido de teste de DNA para saber quem é o pai da criança.

  2. Gracias ao Maslovski pelos esclarecimentos.
    O editor é, aparentemente, rodeado de gente ligada ao ex-prefeito. Basta ver o programa de rádio. Um foi advogado do deputado. Outro, que passa falando mal do governo municipal, tem um filho que foi assessor especial da prefeitura no governo Valdeci. Tudo legítimo. Pode ser que não tenha importância nenhuma. Mas é bom saber.

  3. Esta foto está perfeita para fechar o ano do desgoverno: uma história de ficção, uma via torta. Só faltou o Coelho da Páscoa, a Embaixadora Chinesa, a Consulesa dos Jipes Polacos e a Fada do Dente. Opinião minha.

  4. GEF, para esclarecer, os recursos da Hélvio Basso vieram sim do Banco Mundial, é que estavam tão trancados os projetos (e alguns até mesmo impossíveis de fazer) que muitos recursos foram remanejados. E tinha sim a contrapartida da prefeitura. Quanto ao governo anterior, só o que ele fez foi montar o processo de MOU (Memorandum of Understanding) e nada mais, todos os contratos e acertos foram feitos no governo Schirmer. O que não tira o mérito do Valdeci, diga-se de passagem. Mas me parece mesmo que o distinto colunista preza por dizer que tudo foi obra do Valdeci. E Câmara? Pffff. Nem saberia analisar tal pedido. Os recursos para o Parque estavam perdidos, graças ao governo foram colocados de novo no pacote. O Parque da Barragem não havia tempo de fazer pela invasão das áreas e pq o BIRD não coloca dinheiro onde existem conflitos. E a torura da Hévio Basso perguntem para os arquitetoos e engenheiros do EC, eles que projetaram.

  5. Pobre Papai Noel… todos de camiseta e o bom velhinho amargando o calorão… Os politicos tinham que estar de terno, em respeito a pujante e importante obra

  6. Eu achei a obra feia e torta, quando derem os primeiros acidentes irão ver que foi mal projetada. Aqueles recuos do meio são torto.
    Cartão postal meio feio, prefiro a entrada do Castelinho, mais reta e limpa. Questão de preferencia.

  7. Que ficou bonito ficou, isso ninguém pode negar, mas que não se esqueçam que ficou muitooooo tempo parada, pq segundo alguns, foi mal planejado e os recursos não foram suficientes. Além de ter que colocar mais dinheiro o comércio daquela região é que pagou com a perda de clientes.
    Eu não entendi ainda pq o restante da cidade ficou jogada as moscas. Essa obra foi feita por uma empreiteira que nada tem a ver com obras do restante da cidade, então pq nada foi feito nas outras ruas? A limpeza pelo que sei tb nada tem a ver com aquela obra e pq não está sendo feito?
    Mistérios……

  8. Agora a prefeitura está liberada para cuidar do restante da cidade, que está um abandono só ! Essa cidade está um lixo, uma vergonha, não tem desculpa para todas as ruas estarem péssimas, lixo por toda a parte, mato, calçadas horríveis, sinalização inexistente. Enfim, um Natal triste numa cidade que um dia foi bonita e alegre.

  9. Para mim ficou perfeito para ir e vir mas muitoooo bom mesmo. E que mania que tu rens de sempre querer vitat o ex prefeito do Pt, TU só faz isso pq tinhas parente bemmmmmmm proximo empregado nele?

  10. Há controvérsias. O programa de desenvolvimento sustentável aprovado pelo BIRD em dezembro de 2008 e aprovado no Congresso em dezembro de 2009 previa um empréstimo de 13,95 milhões de dólares. Previa o túnel da Rio Branco, terminal de onibus urbano, obras na Rigoberto Duarte, Pedro Santini, João Machado e General Neto. Também previa treinamento do pessoal da prefeitura, o parque tecnológico, arrumação de 35 pontes na área rural, melhoria de rodovias na área rural(muitos km) e melhorias ambientais no Vacacaí e Cancela. Fonte? Banco Mundial. Aconteceu? Não sei. Helvio Basso não é mencionada no documento e não fui atrás de onde saiu a grana para fazer a obra. Existe contra-partida da prefeitura também. E financimento internacional passa pelo ministério do planejamento e Congresso, mencionar a CV é bobagem.

  11. Mentira ou falta de informação. O recurso para obra foi devidamente adquirido no schirmer, projeto e orçamento liberados em 2011, através de secretaria especial de projetos do governo. Se houve algum trabalho apresentado ao governo federal antes disso, foi incompetente e sem sucesso.

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