LUNETA ELETRÔNICA. ‘Mulher não é…”, último ato, carnaval a perigo?, 14 mil vagas, contando histórias…
* Desde o último sábado você lê, aqui, uma série exclusiva de reportagens que tem como mote, basicamente, um libelo contra a violência que tem a mulher como vítima.
* “Mulher não é objeto; e a morte não é seu destino”. Esse o título da série composta de sete reportagens a ser publicadas até quarta-feira. O sítio chamou, para produzi-la, o competente repórter Luiz Roese.
* Dito isto, além de um convite à leitura, se impõem outro registro: a parceria fundamental das Casas Eny, que é parceira nesse projeto e merece, também por isso, todos os aplausos.
* Há muito cuidado com as palavras dos envolvidos. Afinal, ninguém quer um resultado negativo. Mas parece cada vez mais óbvio que o carnaval de rua de Santa Maria em 2014 está a perigo.
* Pela primeira vez na história, não há dúvida que tendo como razão o chamado efeito Kiss, se está exigindo, pra valer, uma série de itens destinado a garantir a segurança dos foliões.
![ÚLTIMO ATO. Encerra nesta terça o mandato de Marcelo Bisogno na presidência da Câmara. Será substituído, a partir do dia 1º, pelo oposicionista Werner Rempel. Para fechar, institucionalmente, seu período, Bisogno esteve na solenidade que marcou, no final da manhã de sábado, a divulgação da lista de classificados no Vestibular da UFSM. Na foto (de Cristian Cunha, da AI/CV), quem fala é o reitor Paulo Burmann (D).](https://img.claudemirpereira.com.br/2013/12/luneta-câmara-bisogno.jpg)
* O próprio NOTICIÁRIO da reunião havida sexta-feira, dos integrants da comissão de Políticas Públicas da Câmara, representantes dos bombeiros e das escolas de samba da cidade, é um bom indicativo dessa situação.
* Nem todas as escolas têm local próprio para os ensaios. Algumas se reúnem em locais fechados por tapumes. E foram buscar orientações com os bombeiros.
* Afinal, não poderão funcionar sem os chamados PPCIs (Plano de Prevenção e Combate a Incêndios). Por mais que se mantenha o otimismo, é bastante improvável que a maioria, senão todas, consigam atender às exigências.
* Depois do encontro de sexta, mais uma reunião está marcada, agora para esta segunda, às 2 da tarde, na Câmara. Enfim, que se diga, não falta esforço. Mas…
* A propósito, a atividade sobre o carnaval, que acontece no plenarinho do Legislativo, deve ser a última atividade prática do parlamento nesse periodo. Aí, é recesso mesmo.
* Aliás, vale o mesmo para todos os parlamentos do país, a começar pela Assembleia Legislativa gaúcha e o Congresso Nacional.
* Se bem que, cá entre nós, o periodo de recesso também aparenta valer para muitos poderes executivos. Daqui e de alhures – como diria Erony Paniz (o pai), com a sabedoria dos experientes.
* Para alguns (nem tão poucos, na verdade) o ano começa a mil. Entre eles estão os concurseiros. Só na semana passada foram abertos CONCURSOS para 14 mil vagas.
* As informações, disponíveis no portal Congresso em Foco, inclusive com os EDITAIS, dão conta de oportunidades com salários variados, mas nenhum exatamente baixo. Vale dar uma conferida, pelos interessados.
* Para fechar o Ciclo de Cinema Nacional- A Realidade Brasileira pelo Olhar Infantil (e também o ano), um belo filme: “O Contador de Histórias” (cena na imagem ao lado).
* A obra, do diretor Luiz Villaça, é uma produção de 2009, mas o enredo vai à década de 70, em Belo Horizonte, onde Roberto (seis anos) vive com a mãe e os nove irmãos em uma favela. Vai daí que… bem, melhor ver o filme, por sinal muuuito bom.
* O ciclo é uma promoção do Cineclube Lanterninha Aurélio e a exibição começa às 6 da tarde, no auditório da Cesma – rua Professor Braga 55.
* A entrada é gratuita e, após o filme (110 minutos) acontece um debate com a presença de alunos dos cursos de Serviço Social da Unifra e da UFSM.
Legislação nova de prevenção a incendio mal foi assinada e já querem dar um “jeitinho”. Para uma festa também. E ainda fazem reuniões para “flexibilizar”. Quer dizer, a lei vale para alguns, conforme o caso. E se algo der errado, a culpa é de ninguém.