HistóriaMemóriaMundo

MANDELA. O mundo se curva ao líder sul-africano. Funeral terá a presença de mais de 70 líderes mundiais

No local onde nasceu, em Mvezo, orações pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela
No local onde nasceu, em Mvezo, orações pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela

Assim como Dilma Rousseff e todos os ex-presidentes brasileiros (já a caminho da África do Sul), estão confirmadas as presenças de dezenas de outros líderes mundiais, inclusive o presidente ianque Barack Obama.

É a última homenagem a um dos homens mais importantes, senão o mais, dos últimos 100 anos, Nelson Mandela, morto na última sexta-feira, aos 95 anos. Para saber mais do que está acontecendo em Johanesburgo, confira material originalmente publicado no portal iG. A seguir:

Mais de 70 líderes mundiais são esperados em funeral de Mandela

Mais de 70 chefes de Estado e governo são esperados na África do Sul nesta semana para comparecer aos eventos do funeral do ex-presidente Nelson Mandela, e a maioria deve participar de uma grande homenagem no Estádio FNB (Soccer City), Johanesburgo, na terça-feira (10), disseram autoridades.

Depois da homenagem, que está sendo considerada uma das maiores reuniões de líderes globais na história recentes, apenas alguns dignitários irão ao funeral de Estado de Mandela no vilarejo de Qunu, em Cabo Oriental, acrescentou o porta-voz. “Estamos tentando manter a cerimônia para a família”, disse Monyela à Talk Radio 702.

A presidente Dilma Rousseff participará do evento em Johanesburgo acompanha pelos ex-presidentes José Sarney (1985-1990), Fernando Collor de Mello (1990-1992), Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

O presidente dos EUA, Barack Obama, também estará presente com a primeira-dama americana, Michelle Obama, e os ex-presidentes George W. Bush (2001-2009) e Bill Clinton (1993-2001). O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também viajará a Johanesburgo para o evento.

Com hinos e louvores, os sul-africanos de todas as cores e credos relembraram Mandela em um dia de orações no domingo, mantendo-o como exemplo para construir uma nação e um mundo melhores…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo