EducaçãoHistóriaUFSM

UFSM, 53 ANOS. A dupla Felipe e Dalvan está indo embora. Mas balanço está bem longe de ser negativo

Canteiros de obras viraram rotina no campus em Camobi com a expansão da universidade
Canteiros de obras viraram rotina no campus em Camobi com a expansão da universidade

A decisão pessoal de Felipe Muller, na quinta-feira, de assinar o documento de adesão da UFSM à empresa pública gestora dos hospitais universitários, muito provavelmente foi o último ato verdadeiramente decisivo, tomado antes de deixar o cargo, no próximo dia 22 – quando encerra o seu mandato de reitor. E é, talvez, o mais recente fato histórico de uma instituição que chega aos 53 anos de existência, completados neste sábado, 14 de dezembro.

Junto com Dalvan Reinert (que deverá assumir a função por alguns dias, enquanto não houver a posse do próximo reitor, o eleito Paulo Burmann), cumpre um mandato de quatro anos. E muita coisa aconteceu nesse periodo, por certo. Um dos orgulhos aparentes de Muller é exatamente o crescimento exponencial da instituição – por qualquer parâmetro que se escolher, desde número de alunos, professores e funcionários e, também, de ocupação física no campus e até a extensão para Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

Um bastante elucidativo material acerca desses quatro anos pode ser encontrado na entrevista concedida por

ao jornal A Razão, que a publica, com fartura de detalhes, na edição deste final de semana. Vale conferir a reportagem assinada por Marcos Fonseca. As fotos são de Juliano Mendes (obras) e Deivid Dutra (Müller e Reinert). Confira:

Müller (D), com Reinert, na sessão cancelada do Conselho: decisão pró-adesão à EBSERH
Müller (D), com Reinert, na sessão cancelada do Conselho: decisão pró-adesão à EBSERH

Área da UFSM creceu 50% em 4 anos

Em quatro anos, o número de estudantes matriculados nos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) cresceu 22%. Pulou de 14,7 mil, em 2010, para 18 mil em 2013. Da mesma forma, as 4,5 mil vagas abertas no vestibular para 2014 nos mais de 125 cursos de graduação são o dobro do que era ofertado em 2009.

Essa evolução da educação na mais antiga universidade federal do interior do país se deu a partir do programa de reestruturação do ensino superior, o Reuni, criado pelo governo federal para melhorar e ampliar a educação. Para tanto, a UFSM precisou ampliar a área construída em 50% para abrigar novas salas de aula, laboratórios e outros setores. De 200 mil em 2009, hoje são 300 mil metros quadrados.

Esses são alguns números que marcaram a gestão do reitor Felipe Müller e do vice, Dalvan Reinert, de 2010 a 2013. Os dados foram apresentados na última quinta-feira, em uma publicação que reúne os indicadores do mandato dos dois professores à frente da universidade.

Eleito pelo voto direto da comunidade acadêmica em 2009, Müller entrega o cargo no próximo dia 22. Ele será substituído pelo professor Paulo Burmann, também eleito por votação da maioria e cuja data de posse ainda não está definida.

Müller considera a principal marca de sua administração o trabalho em equipe, com a qual atuou sempre seguindo a base legal. Por causa das exigências da legislação, nem tudo pôde ser alcançado em suas metas, provocando inclusive críticas ao trabalho desenvolvido. “Isso tudo, muitas vezes, traz situações onde as pessoas não compreendem que se está fazendo tudo dentro do arcabouço legal e se acaba levando para o lado pessoal”, conta Müller em entrevista publicada no Relatório de Gestão 2010-2013 da UFSM…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Çrescimento exagerado em pouco tempo pode dar problema… O Burmanm herdeira alguns. Mas quis herdar, lutou para estar onde acabou,

  2. Parabéns pela excelente gestão, a UFSM nunca cresceu tanto em tão pouco tempo e fica assim marcado a passagem Felipe e Dalvan pela nossa Universidade.
    Parabéns e obrigado pelo ótimo trabalho a serviço de todos!

  3. Avaliação um tanto quanto antecipada. O crescimento é recente, vamos ver o que fica.
    A UFSM já teve um dos melhores doutorados em educação física do pais. Nove ou dez professores se aposentaram de uma vez só e teve que recomeçar praticamente do zero.
    Também já existiu um mestrado em integração latino americana. Acabou. Talvez porque estudavam algo que só existia no papel.
    Com o tempo, surgirão outras informações. Afinal, se foi tão bom, por que não foi reeleito?

  4. Claudemir, a UFSM completa 53 e não 51 anos. (NOTA DO SÍTIO – o leitor tem inteira razão. E o editor, mais que pedir desculpas pelo bestunto falho, já fez a correção. Tanto nesta quanto na nota anterior, que continha o mesmo erro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo