CORSAN. Prefeitura de Sta Maria não assina contrato e perde R$ 119 milhões destinados para saneamento
POR MAIQUEL ROSAURO
A Prefeitura de Santa Maria disse NÃO à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e, desta forma, deixou de assinar convênio de R$ 119,1 milhões destinados ao saneamento básico do município. A verba, ao que tudo indica, deverá ser disponibilizada para outros municípios.
O recurso, proveniente do PAC 2, iria beneficiar mais de 5,1 mil ligações de esgoto em 11 bairros e vilas de Santa Maria nas regiões Oeste, Sul e Norte.
O Diário de Santa Maria publicou em seu site uma matéria sobre o tema. CLIQUE AQUI para ler.
Não assinando o convênio com a Corsan ,SANTA MARIA PERDEU a verba que garantiria o subsídio para a construção de 80 % de cobertura de rede de esgoto oferecida pelo governo Federal!
O Prefeito sustenta que a Corsan está tentando se valer do recurso, obtido junto à União, como forma de antecipar a renovação do contrato.
Mas será que a renovação do Contrato com a Corsan é algo que realmente prejudicará a população à ponto de negar a construção de 80% de rede de esgoto aos que necessitam?
Decisões à parte, quem já andou pelos bairros pobres da cidade sabe que a situação é lastimável! Realmente tem muito esgoto a céu aberto! E pelo jeito isso vai continuar por tempo indeterminado…
ENQUANTO isso, a verba vai para outra cidade…
Seria interessante ver os textos do convênio e do Plano de Saneamento. Cm surpresa descobri que fora entregue dia 20 de dezembro de 2013, poucos dias depois da audiência publica e três dias após um texto ser divulgado noite da prefeitura para sugestões… O documento esta ainda disponível sem parte dos resíduos.
Eu sempre acreditei na humanidade. Ela é em si mesma, boa. Más são algumas pessoas, que confirmam apenas a regra geral. E a prova disso é o comentário da sra.(srta.?) Estela. Uma visão límpida e transparente. Sou contra, mas acho que… Assim é que se fazem debates. Parabéns. Claudemir (ou Maiquel), vocês poderiam pedir para a Corsan disponibilizar o texto do convênio proposto à Prefeitura, assim tudo se tornaria claro e transparente. Afinal, convênio é um instrumento público, e portanto nada impede sua divulgação. Será que eles topariam?
Sou totalmente opositora a este desgoverno. Mas como não sou uma opositora cabeça-oca, quero acreditar que o prefeito não é tão louco assim para, no meio de um governo totalmente desacreditado, aprontar mais uma. Com certeza esse contrato é uma ‘venda casada’. Daí a recusa dele. Tenho que admirar a atitude de um prefeito desacreditado e que não aproveitou da situação da expressão ‘milhões de reais’ pra jogar pra torcida.
Belo cavalo paraguaio a oposição (PT) conseguiu criar! Todo mundo só pode achar que o prefeito é louco, mas, respondendo aos srs. Leonel e Elton, eu sei o que está escrito. É o que está em meu comentário abaixo. Para bom entendedor meia palavra basta. Mas reforço: os recursos só irão começar a serem aplicados em 24 meses. Portanto, se não for a Corsan a renovar o contrato, de verdade nada, mas nada mesmo, vai ser feito porque a Corsan não vai aplicar dinheiro de empréstimo em local que ela não vai mais arrecadar. E temos uma eleição para o governo do estado que os amigos do PT vão dizer em alto e bom som: “NÓS investimos 119 milhões em Santa Maria!” Como dizia um comentarista da rádio antiga, “pennsemm nisso e boa tarde!!”
Por que o valor pra ser liberado precisaria renovar o contrato com a Corsan? Por que o governo federal não liberou o dinheiro sem essas clausulas? Interesse de alguém do governo?
É inacreditável o que está acontecendo na nossa cidade, a única na região a conseguir um investimento nessa magnitude e o majestoso e vergonhoso prefeito joga tudo no lixo. LAMENTÁVEL!
O trio Xirme/Farret/Tubias vai transformar Santa Maria num esgoto só, a exemplo de seu “governo”.
Inconcebível, inacreditável!
E os CCs da UAC, Luiz Figueiredo, Adelar e Rodrigão, não vão convocar a população pra uma manifestação defronte o palacinho?
E a Câmara de Vereadores, serve pra quê mesmo?
Sim, esse governo é um esgoto!
Claramente se vê que Schirmer nao renovará com CORSAN, teremos empresa publica? Ou outra privada? Tipo Uruguaiana?
O que Santa Maria fez pra merecer um prefeito perdedor de recursos justo em um dos momentos mais difíceis da sua história?
Mais uma derrota para Santa Maria em menos de 1 ano, mais uma derrota do governo Schirmer…ACORDA SANTA MARIA! PMDB NUNCA MAIS!
Os senhores sabem o que esta escrito no contrato? Os senhores sabem o que seria a renovação deste contrato para o futuro de de Santa Maria? Quem souber fundamente o comentário, senão é melhor calar do que passar por …
Uma vergonha, somente isso a dizer. Essa está sendo a pior gestão de todos os tempos em Santa Maria.
Desperdício de recursos pra saneamento não configura improbidade administrativa? Feio isso e grave.
Perder recursos tão valiosos para os mais pobres não configura improbidade administrativa?
Foram 4 ou 5 tentativas da Corsan, e todas esbarravam nos parágrafos 1 e 2 da cláusula segunda! Peçam para a Corsan disponibilizar a minuta do contrato e leiam! Ou será que eles não se animam a fazer isso? Será porque lá tá escrito “…contratação da Corsan observará o procedimento de dispensa de licitação, nos termos …”? Ou “…regularização, por parte do Município, da prestação de serviços na área do abastecimento de água e esgotamento sanitário, como também, ….”? Ou ainda o Parágrafo único da cláusula terceira: “A regularização da prestação de serviços, indicada no Inciso IV é condição sine qua non para efetivo início do objeto do financiamento captado…””…bem como condicionante para fins de primeiro desembolso e efetiva execução do financiamento.” Alguém em sã consciência assinaria algo do tipo?
Pois é…aconteceu o previsível. Sem entrar no mérito dessa “masturbação técnica-política”, quem sai perdendo é a população santa-mariense. Mas, como saneamento básico não dá voto a ninguém, essa queda de braço entre Executivo Municipal e Governo do Estado já tem três perdedores: primeiro o munícipe, que vai continuar sem projeto de esgotamento sanitário por muito tempo. Segundo o Executivo Municipal, com mais uma derrota orquestrada e estratégica, e terceiro o Governo do Estado, onde certamente a importante concessão da Corsan não será renovada em setembro de 2016, pelo Executivo local.
Continuamos pensando e sendo tratados como um município de segunda categoria. Os nossos políticos e gestores (salvo raríssimas exceções), não conseguem fazer a boa política do sistema Republicano. Mas, penso que o Executivo Municipal, apesar do desgaste importante, teve bons motivos para não assinar esse convênio, pois ninguém, literalmente, colocaria 119 milhões de reais “por água abaixo”.
Para a CORSAN, o Prefeito simplesmente disse NÃO. No entanto, para os Santa-marienses a justificativa terá que ser fundamentada. Muito bem fundamentada. Alô, Câmara de Vereadores…