Arquivo

Eleições 2008. Conheça uma boa razão por que emissoras de rádio puseram tranca nos microfones

O ouvinte de rádio, e eles são milhares em Santa Maria, certamente está estranhando por que as emissoras locais simplesmente baniram de seus microfones a opinião sobre política. Em alguns momentos, chego a considerar um exagero. Mas, como se trata de empresas com faturamento que não chega a ser exatamente uma fortuna, há um motivo bastante consistente: o caixa. Veja, por exemplo, o que aconteceu com uma rádio maranhense (no texto que reproduzo abaixo). E talvez você entenda melhor.

 

Ah, só para constar: para efeitos de legislação eleitoral, esta página de internet é a mesma coisa que rádio. Mas a gente continua tentando, na medida do possível, exercer a nossa função o mais perto possível da plenitude. Acompanhe a reportagem a seguir:

 

“Manifestação partidária – Rádio é multada por fazer propaganda contra Roseana Sarney

 

A Rádio e Televisão do Vale do Farinha, no Maranhão, não conseguiu derrubar multa de R$ 48 mil por fazer propaganda eleitoral contra a senadora Roseana Sarney (PMDB) quando ela era candidata ao governo do Maranhão em 2006. A decisão é do ministro Ari Pargendler, do Tribunal Superior Eleitoral, que negou recurso da rádio. Ela terá ainda sua programação suspensa por 48 horas.

 

O Tribunal Regional Eleitoral do MA havia julgado parcialmente procedente a representação da coligação Maranhão: a Força do Povo contra a rádio por propaganda contra Roseana e favorável ao candidato Jackson Lago (PDT), que foi eleito.

 

Para os juízes do TRE, a rádio extrapolou “a livre manifestação de pensamento” ao se posicionar sobre o segundo turno das eleições”. No entanto, o tribunal não concedeu direito de resposta a Roseana.

 

No TSE, o ministro Ari Pargendler (na foto de Valter Campanato, da ABr) manteve a decisão. “A responsabilidade dos veículos de comunicação social, televisão e rádio é objetiva quanto aos atos praticados em seus programas, vez que se tratam de serviços explorados em regime de concessão pública, conforme amplamente já decidido por esta corte, sendo irrelevante se a propaganda foi realizada por radialista, pela emissora ou por entrevistado”, anotou…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Manifestação partidária – Rádio é multada por fazer propaganda contra Roseana Sarney”, publicada pela revista especializada Consultor Jurídico.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo