LUNETA DA KISS. “Floresce…”, congresso na rede, debate no Boteco, lembrança no Piaui, Luto Oficial…
* O GT Ações por Santa Maria pode se considerar amplamente vitorioso, na sua disposição de marcar o 1º ano da Kiss como um momento especial.
* Inúmeros estabelecimentos da comuna se “vestiram” de branco e/ou têm, nas suas vitrines, portas e até marquises, flores da mesma cor, na ação “Floresce Santa Maria”.
* As ideias tiveram ampla aceitação também entre as casas noturnas. Praticamente não haverá uma só aberta nas madrugadas de domingo e segunda-feira.
* A adesão foi praticamente unânime, nessa que é a ideia de homenagear os 242 jovens (alegres e festeiros, como é próprio da idade) que morreram e as centenas que se feriram.
* Uma pra lá de interessante iniciativa surgiu na área de tecnologia da informação da UFSM (se o setor está equivocadamente chamado, corrijam, plis).
* O Congresso Novos Caminhos será integralmente transmitido, via internet, pela Multiweb UFSM. O linque é este: http://www.multiweb.ufsm.br/aovivo/canal1.
* Neste sábado, tão logo encerre a programação prevista para o dia, no Congresso Novos Caminhos, um interessante debate acontece no Boteco do Rosário.
* O evento tem como tema “Uma conversação dosbre a vida: um ano depois da tragédia”, objetivando uma reflexão acerca do evento trágico de 27 de janeiro de 2013.
* Vão compor a mesa de debates a socióloga Flávia Costa da Silva, do Grupo Gestor do Cuidado à Vítimas, e o médico Guilherme Corrêa, do Projeto Ítaca.
* Também estarão no debate três voluntários que atuaram nos momentos seguintes à tragédia, na atenção às vítimas e familiares: o psicólogo Lucas Motta Brum, o médico Pedro Copetti Dalmaso e a atriz Vanessa Giovanella.
* Uma dica: junto ao Congresso Novos Caminhos, na Unifra, estará acontecendo uma exposição de fotos da ótima Laura Fabrício, professora do curso de Jornalismo.
* O tema é “Luto no tapume: a tragédia da Boate Kiss”. São imagens feitas sempre no dia 27 de cada mês, registrando as homenagens realizadas no local da tragédia.
* Há muitas atividades sendo realizadas também fora de Santa Maria. Algumas até bem longe da comuna em que os jovens foram mortos na tragédia.
* Uma delas está acontecendo neste domingo em Palmeiras, próximo a Teresina, capital do Piauí. Tem como protagonistas os alunos e professores da Fadisma, que participam do Projeto Rondom.
* Com a parceria também de rondonistas da UEMG (Universidade do Estado de MG) eles devem espalhar corações vermelhos pelos mais diversos pontos da cidade.
* Serã auxiliados, inclusive, pela comunidade local, em um ato de união com os gaúchos de Santa Maria que lá estão, até 3 de fevereiro, na operação “Velho Monge”, do Projeto Rondon.
* E aí, perguntará o leitor, e as autoridades municipais de Santa Maria? Bem, foi decretado “Luto Oficial” na próxima segunda-feira, 27 de janeiro.
Em nome do GT Ações Por Santa Maria agradeço seu reconhecimento e suas palavras!!!
Um abraço