PolíticaPrefeituraSaúde

SAÚDE. Nova secretária defende ideias semelhantes ao antecessor. Para ter sucesso, precisará se apoiada

Ainda dependendo de autorização formal da UFSM, o que deve ocorrer – inclusive porque a prefeitura deverá assumir os salários da servidora pública (quase o dobro do líquido recebido pelos demais secretários) – em seguida a prefeitura poderá contar com os serviços de Vania Maria Fighera Olivo, a nova titular da pasta da Saúde.

Mas, quais as ideias da quase integrada ao primeiro escalão da comuna? Muito semelhantes as do antecessor no cargo, Vanoir Koehler, que pediu as contas. Gestão, basicamente. E que dependerá, sobretudo, do apoio que lhe for dado pelo comando. Condições técnicas lhe sobram, ninguém duvida. Ah, mas sobre o que pensa Vania Olivo? Um bom resumo pode ser encontrado no material publicado na edição deste final de semana do jornal Diário de Santa Maria. Confira:

“‘A gestão é um problema sério’

A enfermeira Vania Olivo foi anunciada, na quinta-feira, como secretaria de Saúde de Santa Maria. Vania, que é professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ex-diretora de Enfermagem do Hospital Universitário (Husm), tem doutorado em Administração. Ela falou por telefone com o Diário sobre o desafio e os seus planos para a pasta.

Diário de Santa Maria – Como a senhora encara esse desafio?
Vania Olivo –
A gestao é um problema sério. Eu tive uma experiência de gestão na direção do Hospital Universitário. Lá, além da direção de enfermagem, eu coordenei a criação de uma rede de hospitais regionais. O grande aprendizado é que tem de instituir redes. Não adianta unidade básica sem comunicação com o hospital. Hoje, você tem serviços que não se complementam. Se você trabalha forte na rede basica, resolve muitos dos problemas. Agora, quero deixar claro que não sou uma estranha na rede. Eu não venho como Vania. Eu venho como universidade. Não sou somente uma docente com teoria, mas com muita vivência e prática. E teremos a parceria das universidades e dos hospitais que trabalham pelo SUS.

Diário – Uma das deficiências da saúde local é a falta de profissionais, como pediatras. Como resolver isso?
Vania –
A falta de pediatra é um problema em todo o país. Agora, se tu não tens uma rede estruturada, cai na necessidade de internação, do especialista. Temos de voltar a estimular a residência em saúde da família e insistir na valorização da rede básica. Isso a gente tem de trabalhar. Têm áreas que são fundamentais. Não adianta ter um diagnóstico de câncer e não ter onde tratar. Vamos, sim, fazer contratações, mas vamos avaliar quais profissionais são necessários…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Ela tem o mesmo pensamento do outro pode deixar o Julio, pois apoio não vai ter, segundo um funcionario la de dentro,e como era no tempo do Dr. Farret, não tem progeto para nada um chega e diz vamos fazer tal coisa outro diz outra, o Schirmer tem medo de tudo, então posso acreditar que é verdade pois todo o dinheiro que vem para a cidade é perdido por falta de projeto, vejam comigo o que foi feito na cidade com projeto desta administração, tudo até agora foi deixado começado pela administração anterior, se Eu, estiver mentindo me provem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo