BALADA SEGURA. Novas viaturas para a Brigada
POR MAIQUEL ROSAURO
O governo do Estado entregou 16 novas viaturas para a Brigada Militar ontem (18). Conforme o deputado estadual Valdeci Oliveira, a inicitiva vem a beneficiar as ações da Balada Segura. Leia abaixo na matéria (e foto) de Tiago Dias, da assessoria de imprensa de Valdeci:
Brigada Militar ganha mais viaturas para Balada Segura
O governo do Estado investe em políticas públicas para o combate à acidentalidade e mortes no trânsito. A operação Balada Segura é um dos programas responsáveis pela queda do índice de acidentes. Para auxiliar no trabalho e aumentar a conscientização, o governo entregou 16 novas viaturas para a Brigada Militar com o objetivo de qualificar as ações.
As viaturas, entregues pelo governador Tarso Genro, nesta terça (18), serão destinadas para os Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo da BM no interior do Estado. Devem ir para municípios em que o programa ainda não foi implementado e também reforçar as equipes dos municípios que já contam com a operação.
Para o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), o Estado reassume o papel de gestor da área. “As políticas públicas implantadas nos últimos três anos ajudaram a alcançar esse resultado positivo. A Balada Segura e a Viagem Segura integram diversos órgãos e atuam em várias frentes, combinando fiscalização e educação para o trânsito, papéis fundamentais do estado enquanto agente de transformação da sociedade. É necessário qualificar e dar condições para que este importante trabalho aconteça”, comenta.
Números
Conforme o governador Tarso Genro, mais de 90% dos acidentes ocorrem por imperícia, negligência ou imprudência. “Isso significa que ainda temos que avançar com as políticas públicas como esta e conscientizar a população que o automóvel é um instrumento e não uma arma nem um elemento de produção de aventura”, disse.
O Rio Grande do Sul registrou uma redução de 25,7% no índice de mortes a cada 10 mil veículos de 2010 a 2013, passando de 4,7 para 3,5. O índice é uma medida utilizada internacionalmente para avaliar os impactos da violência no trânsito, já que relaciona as mortes a um indicador de exposição de risco. A população teve um crescimento anual médio de 0,4% e a frota aumentou quase 7% ao ano.
Pela primeira vez em quatro anos, os números violência no trânsito no Estado ficaram abaixo das 2 mil mortes. Em 2013, foram 1.984 mortes em acidentes de trânsito, uma redução de 9,4% em relação a 2010, quando morreram 2.191 pessoas. No ano de 2013, a redução foi especialmente significativa: passou de 2.091 em 2012 para 1.984 em 2013 (- 5,1%).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.