CidadaniaComportamentoSanta Maria

CIDADES. Atílio Alencar e as províncias. Que podem estar em todos os lugares, inclusive por Santa Maria

“Dia desses, ao abrir um dos tantos links que volta e meia nos levam a textos interessantes, me deparei com a fala de uma jovem escritora gaúcha, porto-alegrense ou ao menos radicada na capital do estado, que tecia comentários não muito elogiosos às cidades do interior. Melhor dizendo, era um comentário sobre a opacidade de lugares como Santa Maria, sobre a ausência de identidade material daqui, como em tantas – ou todas – as outras cidades interioranas, desprovidas de charme arquitetônico e historicidade aparente (pelo menos foi isso que entendi da fala da moça).

Minha primeira reação, lembro, foi francamente bairrista: tratei logo de resgatar mentalmente os atrativos visuais de Santa Maria, depois revisitei em lembrança um punhado de outras cidades que conheço, rememorei passeios por ruas muito bonitas, e para coroar meu ressentimento com a autora do comentário, sorri satisfeito por nem sequer ter lido um livro seu, nem nunca haver me deparado com uma resenha favorável que me inspirasse a fazê-lo.

Claro, isso tudo foi no calor da primeira antipatia, mais confuso e contrariado que convicto quanto aos meus contrapontos. Depois, aos poucos, fui percebendo que estava apenas exercendo meu quinhão de provincianismo, reforçando as…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “Carta da província”, de Atílio Alencar. Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente trabalha com gerenciamento de mídias sociais e colabora com veículos de comunicação livre. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis neste sítio todas as quartas-feiras

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo